segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Novo Milênio comemora 15 anos

 
A programação contou com a parceria das Secretarias Municipais de Saúde, Assistência Social, Educação, Infraestrutura, Assuntos Comunitários e do Balcão Cidadão
 
À tarde foi servido cachorro-quente, suco e cerca de 60 quilos de bolo, com auxílio da Associação de Assistência Social, Trabalho e Cidadania (Foto: Sandro Scheuermann)
 
A comunidade do bairro Novo Milênio acordou em festa no sábado (23). Logo pela manhã iniciaram as comemorações que marcaram os 15 anos de fundação. A programação contou com a parceria das Secretarias Municipais de Saúde, Assistência Social, Educação, Infraestrutura, Assuntos Comunitários e Voluntários e do Balcão Cidadão que montaram estandes e prestaram atendimentos. À tarde foi servido cachorro-quente, suco e cerca de 60 quilos de bolo, com auxílio da Associação de Assistência Social, Trabalho e Cidadania (Samt).
As comemorações foram realizadas em frente ao Centro de Educação Infantil Municipal (Ceim) Nelson Martins de Almeida e contou com a apresentação da fanfarra do Centro de Atenção Integral à Criança (Caic) Nossa Senhora dos Prazeres. Presente no evento, a secretária de Educação, Marimilia Coelho, falou sobre os avanços naquele bairro. “A escola está sendo reformada porque a segurança de nossas crianças é prioridade. A falta de vagas, que é um dos grandes problemas nos bairros mais carentes, também será suprida. Nossa meta é até meados de 2015 abrirmos cerca de mil vagas na cidade com a construção de novos Ceims”, afirma.
O estande do Balcão Cidadão foi um dos mais procurados, com serviços de confecção de documentos pessoais (carteira de identidade e CPF), cartão SUS e carteira de trabalho, com fotos, gratuitamente. Devido à grande demanda, o serviço iniciou na sexta-feira (22). “Desde o início da gestão do prefeito Elizeu Mattos promovemos esse trabalho, essencial para a população carente. Agora contamos com dois estúdios de fotografia, o que facilita muito”, comenta o executivo do Balcão Cidadão, Valderlei Germano.
A dona de casa Jacksele Preto é uma das moradoras que aguardavam na fila para ser atendida. Ela aproveitou a oportunidade para renovar o Cartão SUS. “É muito bom porque nosso bairro fica longe do Centro e assim é mais fácil de ser atendida”, diz. No estande da Secretaria de Saúde foram distribuídos materiais informativos sobre doenças sexualmente transmissíveis, orientações sobre a higiene bucal e cuidados gerais. Através do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) foram oferecidos cortes de cabelo gratuitos. Mas os trabalhos no bairro iniciaram uma semana antes, com a recuperação de todas as ruas, pela Secretaria de Infraestrutura.

Projetos sociais

O bairro conta com cerca de 230 famílias, o que representa aproximadamente mil moradores. Vários projetos em parceria com entidades e instituições filantrópicas são realizados envolvendo as famílias mais carentes. Muitos buscam alternativas de incrementar a renda. Exemplo disso é um grupo com 20 mulheres, do projeto Arte Mulher, que se uniu para confeccionar artesanatos e alimentos – doces, bolos, massas e pães – para serem comercializados na comunidade local.
A população do Novo Milênio conta ainda com escolinha de futebol, que funciona desde 2003 e envolve 50 crianças e adolescentes, de 9 a 15 anos, com treino todos os sábados. E 15 famílias fazem parte do projeto Hortas Individuais. Elas recebem orientações e todo o material, como estufa, equipamentos e adubo para confeccionar as hortas em suas residências.
Todos os projetos são orquestrados pela associação de moradores, que tem como presidente Acácio Alixandre e o membro da diretoria Iradi Ribeiro, que auxilia na organização e desenvolvimento de todas as atividades. “Nós tentamos provocar as pessoas a se motivarem a construir um novo projeto de vida. Que saiam de suas casas e se envolvam em atividades como essas, que possam melhorar sua renda e convivam em comunidade”, diz Iradi.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Castramóvel no Bairro Vila Nova: ação de castração para cães e gatos machos

  As vagas para a ação são limitadas, e os tutores interessados devem se dirigir à unidade de saúde no horário estipulado para garantir a in...