sexta-feira, 4 de julho de 2014

UBS do Gethal promove festa junina aos usuários

 
A atividade faz com que se escape da rotina, diversificando o atendimento (Foto: Sandro Scheuermann)
 
“Saúde também tem a ver com alegria.” Juliana das Graças Lopes
 
O sol voltou a brilhar forte nesta quinta-feira (3) e contagiou a comunidade e os animadores fantasiados de caipira na festa do arraiá da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Gethal. Arraiá se refere a arraial, vocábulo escrito da forma correta, tratando-se de um lugar onde se realizam festas populares, especialmente juninas. Popularmente significa “bagunça”. Ao ar livre, a festa contou com decoração de bandeirinhas e balões e uma mesa farta de guloseimas, do pé-de-moleque ao pinhão. Estudantes da primeira fase do curso de medicina da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac) participaram.
Em um parque infantil, crianças da comunidade com suas mães se divertiram. O Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), que desenvolve atividades com os grupos de terapia comunitária, atividade física (caminhada), shantala (com fisioterapeutas), tabagismo, diabetes, hipertensão, gestantes e idosos acompanhou a programação.
A agente comunitária de Saúde (ACS) e Relações Públicas, Bernadete Aparecida Cruz, salienta que a atividade festiva faz com que se escape da rotina, diversificando o atendimento. “A UBS não remete somente à doença. Esse tipo de entretenimento é uma forma de acalento”, entende. A coordenadora da UBS, Márcia Pereira, reitera que a festa em homenagem a São João compõe a programação da Educação Permanente promovida pela Secretaria de Saúde.
Mais de 5.600 pacientes
A Unidade de Saúde do bairro Gethal beneficia mais de 5.600 pessoas do Gethal, São Sebastião, São Vicente, Jardim Celina, Guadalajara, Santa Maria e parte do Coral, sendo uma das com maior abrangência, tanto em área quanto em população. A equipe é composta por 14 ACSs, enfermeiros (coordenadores da equipe), técnicos de enfermagem, vacinadora, médicos clínicos gerais e pediatra, odontólogos e Técnicas em Saúde Bucal (TSB), as auxiliares. Semanalmente são aproximadamente 300 consultas.
Mãe e filha na festa
A dona de casa Juliana das Graças Lopes, 35 anos, mora na rua José Dalagnol, no São Vicente, e levou à festa a filha de 3 anos, Lilian, usuárias da UBS. “Saúde também tem a ver com alegria”, acredita Juliana. Aos 81 anos, a aposentada Clara Antunes de Souza não perde o pique e obedeceu o que reza as festas juninas: com roupa estampada, chapéu e maquiada, a moradora da rua José Maria Pereira, no Conta Dinheiro, reencontrou amigas. Denominou a comemoração como “maravilhosa”. “É época de festa de São João e uma tradição assim nunca pode acabar. Sempre venho às festas do ‘postinho’”, diz. Sobre o atendimento no dia a dia, informa: “Quando o médico pede exames, como os de sangue, eu venho pedir no ‘posto’, para que sejam feitos pelo SUS”.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Secretaria de Saúde de Lages e Associação Doce Vida irão realizar Ação de Conscientização no Dia Mundial do Diabetes

  Evento no Calçadão de Lages oferecerá exames, orientações sobre diabetes e bem-estar  No próximo dia 14 de novembro, em comemoração ao Dia...