“Quem é mãe sabe da necessidade de ter essas vagas nos Ceims. Tenho certeza que vamos proporcionar essa alegria a muitas famílias que precisam trabalhar e não tem um local para deixar seus filhos.” Elizeu Mattos
Em cada unidade serão atendidas até 160 crianças em período integral, podendo ser estendido para 200 em período parcial, com um total de quase 600 alunos (Foto: Sandro Scheuermann)
A educação infantil do município de Lages será reforçada com a construção de três novos Centros de Educação Infantil Municipal (Ceims) nos bairros Santa Helena e Centenário e no loteamento Nadir. O prefeito Elizeu Mattos e a secretária de Educação, Marimilia Coelho, assinaram os contratos com a empresa Casa Alta, vencedora da licitação.
Serão investidos aproximadamente R$ 6 milhões, sendo R$ 4,5 milhões na construção da estrutura física e o restante aplicado na aquisição de mobiliário. Os recursos foram aportados pelo Ministério da Educação (MEC) através do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) com contrapartida da prefeitura. Os Ceims serão construídos com o novo padrão instituído pelo MEC, utilizado em todo o país, atendendo às necessidades das crianças nas questões de espaço. Nestes moldes, Lages conta atualmente com apenas com uma instituição, o Valéria Góss, no loteamento Morada do Sol.
A prefeitura disponibilizou os terrenos com terraplanagem e será responsável por obras complementares (muros e adequações). Os trabalhos devem iniciar no segundo semestre e tem prazo de conclusão de sete a dez meses. Em cada Ceim serão atendidas até 160 crianças em período integral, podendo ser estendido para 200 em período parcial, com um total de quase 600 alunos. “Quem é mãe sabe da necessidade de ter essas vagas. Tenho certeza que vamos proporcionar essa alegria a muitas famílias que precisam trabalhar e não tem um local para deixar seus filhos”, comenta o prefeito.
Novas vagas
O aumento de vagas na educação infantil é uma das preocupações constantes da administração municipal. A projeção do prefeito Elizeu Mattos é de que até o início de 2015 haja um aumento de 20% na oferta de vagas, o que representa cerca de 950 crianças matriculadas. A estimativa da Secretaria de Educação é que atualmente existam aproximadamente mil crianças nas filas de espera. “Estamos muito felizes. Desde que assumimos a administração municipal verificamos que este era nosso maior desafio na Educação. Zerar ou minimizar essa espera por vagas nos Ceims não é uma tarefa fácil, mas o prefeito foi muitas vezes a Brasília para garantir a construção destas três novas instituições”, destaca a secretária Marimilia.
Outros Ceims em construção
Para conseguir atender a demanda reprimida, além dos três Ceims que serão construídos, outros dois estão sendo edificados. Um deles é no bairro Várzea para atender aos moradores do conjunto habitacional Lili e Madruguinha. O outro, no bairro Pró-Morar e Bela Vista, atendendo também a um residencial popular construído na região. “Todos os Ceims são construídos estrategicamente em bairros em que a demanda é maior”, afirma a secretária. E o Centro de Educação André Luiz, no bairro Conta Dinheiro, será reformado e transformado em Ceim.
Data: 02/07/14
Nenhum comentário:
Postar um comentário