quinta-feira, 10 de julho de 2014

Mulheres produzem primeiras bolsas em projeto social

 
“Estou muito contente mesmo, esta ação superou todas as minhas expectativas. Estou feliz em fazer parte deste grupo.” Lucia Helena Lemos Cavalheiro
 
A Economia Solidária se caracteriza em atividades de organização da produção e da comercialização de bens e de serviços, tendo por base os princípios da autogestão, cooperação e solidariedade, gestão democrática (Foto: Ari Junior)
 
Em apenas dois dias de capacitação o grupo de dez mulheres de diversos bairros de Lages e que participam do projeto social de Empreendedorismo Comunitário, da empresa de confecções Dudalina, através do Instituto Adelina Clara Hess de Souza, em parceria com a Secretaria de Assistência Social e a Eletrosul Centrais Elétricas, já produziram as primeiras bolsas ecológicas para supermercados.
O sentimento de alegria e satisfação estava estampado no rosto de cada participante. A partir de agora elas começam efetivamente a produção que será adquirida pela própria Dudalina ao preço de R$ 5,00 a unidade. “Estou muito contente mesmo, esta ação superou todas as minhas expectativas. Estou feliz em fazer parte deste grupo”, comentou Lucia Helena Lemos Cavalheiro.
Elas estarão recebendo também as capacitações e oficinas sobre a forma de trabalho e organização através da Economia Solidária. “A Cáritas Diocesana trouxe este novo conceito de organização e as mulheres aceitaram já no primeiro momento. Lembro que a Economia Solidária se caracteriza em atividades de organização da produção e da comercialização de bens e de serviços, tendo por base os princípios da autogestão, da cooperação e da solidariedade, a gestão democrática”, explicou o representante do Fórum de Economia Solidária em Lages, o padre Guilherme Marcon Arantes.
 
Entrega de certificados

Na quarta-feira (9) a Eletrosul fez a entrega dos certificados de participação das mulheres no curso rápido de patchwork. “Estamos muito surpresos positivamente com o grupo de Lages. A força de vontade destas mulheres é muito grande e em dois dias já estão produzindo bolsas de qualidade”, disse a coordenadora do projeto, Kátia Regina Santos Siqueira.
O secretário de Assistência Social, José Amarildo Farias, participou do ato de entrega dos certificados e salientou a importância da inclusão social na sociedade. “Recebemos a visita da Eletrosul propondo este projeto no mês de abril e já estamos vendo os resultados de um trabalho que resgata a autoestima destas mulheres”, relatou.

Empreendedorismo Comunitário

Esta é uma ação desenvolvida na região Sul do país pela empresa catarinense de confecção de camisas Dudalina, através do Instituto Adelina Clara Hess de Souza, em parceria com a Eletrosul, prefeituras e outras instituições. Consiste na formação de grupos de dez mulheres que são capacitadas para a confecção de artigos de patchwork (retalhos) visando principalmente à fabricação de bolsas para supermercados ecologicamente corretas.
O grupo recebe as máquinas para costura, todo material de trabalho, a sala comercial e ajuda nos custos de manutenção. A intenção é que elas se organizem e em um curto espaço de tempo possam assumir toda administração do empreendimento com a fabricação e comercialização dos seus produtos.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisa do Procon orienta consumidores sobre preços de material escolar em Lages e Prefeitura informa sobre a entrega de 15 mil kits a crianças e estudantes do Sistema Municipal de Educação em 4 de fevereiro

  Pesquisa do Procon orienta consumidores sobre preços de material escolar em Lages e Prefeitura informa sobre a entrega de 15 mil  kits  a ...