terça-feira, 8 de julho de 2014

Inicia o Projeto de Empreendedorismo Comunitário

 
Segundo o secretário José Amarildo Farias, a ação incentiva o grupo na comercialização de seus produtos de forma cooperativada, ou seja, elas se organizam e administram o próprio negócio em prol do grupo
 
O trabalho de corte e costura através de confecções em patchwork capacitará grupo de mulheres em Lages (Foto: Ari Junior)
 
Teve início na manhã desta terça-feira (8) o Projeto de Empreendedorismo Comunitário. Esta é uma ação da empresa catarinense de confecção de camisas Dudalina, através do Instituto Adelina Clara Hess de Souza, em parceria com a Secretaria de Assistência Social e a Eletrosul Centrais Elétricas. O projeto social capacita dez mulheres, moradoras de diversos bairros, para a confecção de artigos de patchwork (retalhos) visando principalmente à fabricação de bolsas para supermercados, ecologicamente corretas.
Segundo o secretário de Assistência Social, José Amarildo Farias, presente na abertura do projeto, esta ação incentiva o grupo na comercialização de seus produtos de forma cooperativada, ou seja, elas se organizam e administram o próprio negócio em prol do grupo. “Estaremos auxiliando no que for preciso neste momento, mas em breve elas estarão conseguindo atuar por conta própria”, disse.
A artesã Cristiane Vieira comentou que o grupo trabalhará na geração de renda de cada integrante. “Estávamos ansiosas para o início dos trabalhos. Queremos fazer deste projeto uma realidade que beneficiará a todas”, falou. A Dudalina faz a doação dos retalhos (sobras dos cortes de tecidos das camisas fabricadas pela empresa), capacita as participantes para a produção e garante ainda a compra de sacolas ecológicas produzidas pelas mulheres ao preço de R$ 5,00 a unidade, de acordo com a qualidade de montagem do produto.
A Eletrosul é responsável pela mobilização, sensibilização, organização social, identificação de parceiros, assessoria em gestão administrativo-financeira e disponibilização de máquinas, equipamentos e utensílios para a realização do projeto. Já a Prefeitura de Lages, através da Secretaria de Assistência Social, cede espaço físico adequado para o empreendimento. São parceiros a Cáritas Diocesana e o Fórum de Economia Solidária. A sede do projeto de Empreendedorismo Comunitário é na rua Aristides Waltrick, ao lado do nº 775, no bairro Copacabana.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Professor do Sistema Municipal de Educação participará de curso no Centro Europeu de Pesquisas Nucleares

  Professor da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Fausta Rath, Filipe Borges Barbosa foi o único catarinense selecionado para partic...