quarta-feira, 2 de julho de 2014

Família desocupa área pertencente à escola no Guadalajara e ganha aluguel social

Na tarde desta terça-feira o secretário de Habitação, Ivan Magaldi Junior, e o diretor Aldori Freitas visitaram a escola e acompanharam os últimos trabalhos de desmontagem da casa
Prefeitura e cidadão firmaram acordo e a família foi removida para uma rua próxima à escola e estão morando em um imóvel custeado pela municipalidade (Foto: Nilton Wolff)
Prefeitura e cidadão firmaram acordo e a família foi removida para uma rua próxima à escola e estão morando em um imóvel custeado pela municipalidade (Foto: Nilton Wolff)
Uma quadra de esportes será construída no terreno desabitado pela família do armador Alexsandro Brito de Lima, 23 anos, de propriedade da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Oscar Schweitzer, no bairro Guadalajara. Instalada na rua Inocêncio Alves de Brito, 151, a escola conta com uma área territorial na parte traseira da unidade, medindo 300 metros quadrados, onde uma residência estava fixada de forma irregular há cerca de dez anos, uma área institucional pertencente à Prefeitura de Lages. Na tarde desta terça (1) o secretário de Habitação, Ivan Magaldi Junior, e o diretor Aldori Freitas visitaram a escola e acompanharam os últimos trabalhos de desmontagem da casa.
Prefeitura e cidadão firmaram acordo e a família foi removida para uma rua próxima à escola e estão morando em um imóvel, na modalidade aluguel social, custeado pela municipalidade. “Tudo foi feito dentro do raciocínio que o prefeito Elizeu Mattos e o vice Toni Duarte nos cobram muito, que é a parceria entre as secretarias, neste caso, com a Educação, trazendo mais qualidade de vida aos alunos e, com este projeto inovador de sustentabilidade, múltiplas regiões têm a ganhar”, prevê o secretário.
O diretor Aldori Freitas explica que, munidos de um parecer jurídico da Procuradoria-Geral do Município, comprovando que a área pertence ao Município, encaminhou-se a família ao aluguel social. “As crianças terão espaço apropriado para brincarem com segurança, sem vulnerabilidade”, detalha. Outra casa, vazia e sem utilização, foi removida no ano passado.
A unidade escolar está em uma rua sem saída, utilizada por veículos em manobras de retorno, causando riscos às crianças, segundo a diretora-geral Sirlei Schwantes. “Para começar, com a área retomada e ocupada vamos retirar as crianças da rua na hora da educação física, que ocorre hoje no estacionamento e em cima de pedras britadas”, explica. No início do ano foi construída uma área coberta na parte da frente da escola para eventos que envolvam mais de uma turma, e reuniões, pois havia antes apenas um corredor.
Cem alunos e atendimento em turno duplo
A Oscar Schweitzer beneficia em torno de cem alunos, do berçário (0 a 6 anos) ao quinto ano do ensino fundamental, funcionando o dia inteiro e oferecendo quatro refeições ao berçário e lanche aos alunos que frequentam as aulas em meio período. Atende crianças do Guadalajara, Jardim Celina, Conta Dinheiro, Passo Fundo, Vila Maria e Loteamento Restinga Seca.
Em 2013 a instituição teve um projeto aprovado no Programa Escola Sustentável, uma variação do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), que viabiliza recursos com aplicabilidade em melhorias estruturais respeitando-se concepções sustentáveis. Foram liberados R$ 8 mil, sendo R$ 6.400 para a obra e o restante para material permanente e de consumo. “Faremos muros e a quadra, na visão de uma calçada verde, garantindo que a água pluvial seja absorvida pelo próprio solo, sem fugir por outros locais e sem causar impasses”, adianta Sirlei.
Data: 02/07/14

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Secretaria de Saúde de Lages e Associação Doce Vida irão realizar Ação de Conscientização no Dia Mundial do Diabetes

  Evento no Calçadão de Lages oferecerá exames, orientações sobre diabetes e bem-estar  No próximo dia 14 de novembro, em comemoração ao Dia...