quarta-feira, 25 de junho de 2014

Saúde mental Profissionais participam de seminário

Uma das análises é a de que a qualidade de vida do trabalhador necessita de um olhar multiprofissional através da saúde mental no dia a dia de cada um
Estresse e a ansiedade no ambiente profissional e suas repercussões e as formas de evitar as consequências fazem parte dos debates (Foto: Sandro Scheuermann)
Estresse e a ansiedade no ambiente profissional e suas repercussões e as formas de evitar as consequências fazem parte dos debates (Foto: Sandro Scheuermann)
Coordenadores, entre outros representantes dos serviços voltados à saúde mental e ao trabalhador, supervisionados pela Secretaria de Saúde, envolvendo os Centros de Atenção Psicossocial (Caps i, II, e Álcool e Drogas - AD), Programa de Atenção Psicossocial (Paps), Centro de Atenção à Saúde Mental (Casm) e Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) estão participando do II Seminário Multiprofissional de Saúde Mental - O trabalhador em foco, nesta quarta-feira (25), das 8h às 12h e das 13h30min às 17h, no Salão de Atos da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac).
O evento, gratuito, tem seu público-alvo formado por profissionais de saúde, assistência social, educação e da rede de atenção, comunidades acadêmica e externa, com objetivo de discutir a saúde do trabalhador com enfoque na promoção de saúde mental. O seminário concede declaração de participação no evento e nas oficinas, com total de oito horas.
É promovido pela Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade, fundamentada nos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), visando orientar e capacitar os profissionais para desenvolverem atividades voltadas à atenção integral à saúde, em ambiente de Atenção Primária. Este programa é desenvolvido pela Uniplac em parceria com a Secretaria de Saúde.

Palestras e mesa-redonda

Na programação está a palestra “Qualidade de vida no trabalho”, com Maria Julia Paes da Silva, enfermeira com doutorado, mestrado e livre docência pela Universidade de São Paulo (USP) na área de comunicação interpessoal. Será realizada mesa-redonda com o tema “O olhar interdisciplinar sobre a saúde mental do trabalhador” com a participação dos serviços da Rede de Atenção Psicossocial, Gerência Regional de Saúde, Comissão Intergestora Regional e Procuradoria do Trabalho da Comarca de Lages. A palestra “Estratégias de promoção de saúde mental no trabalho” será ministrada pelo doutorando Anderson Funai, também mestre em enfermagem psiquiátrica.

Casm

A qualidade de vida do trabalhador necessita de um olhar multiprofissional através da saúde mental no dia a dia de cada um. É o que diz a coordenadora do Casm, Carla Mondadori. “O seminário analisa o estresse e a ansiedade no trabalho e suas repercussões e as formas de evitar as consequências. Para o nosso trabalho, é essencial participar e expandir nossas visões acerca das alternativas de tratamento e melhora nos quadros patológicos, pois o trabalhador, hoje em dia, sofre de diversos males, como a pressão e o estresse. Os serviços municipais existem justamente para ajudá-lo a resgatar suas melhores virtudes e a viver melhor, com dignidade”, conclui.
Data: 25/06/14

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisa do Procon orienta consumidores sobre preços de material escolar em Lages e Prefeitura informa sobre a entrega de 15 mil kits a crianças e estudantes do Sistema Municipal de Educação em 4 de fevereiro

  Pesquisa do Procon orienta consumidores sobre preços de material escolar em Lages e Prefeitura informa sobre a entrega de 15 mil  kits  a ...