sábado, 14 de junho de 2014

Profissionais realizam abordagem social dentro do parque


Fiscalização é preventiva a possíveis casos de trabalho ou exploração sexual infantojuvenil e moradores em situação de rua
Número de telefone do plantão 24 horas é 8406-2980 (Foto: Cao Ghiorzi)
Número de telefone do plantão 24 horas é 8406-2980 (Foto: Cao Ghiorzi)
A assistente social do serviço especializado em abordagem social, Ana Paula Alves Pereira, é uma das profissionais municipais com a missão de desempenhar as atividades de buscas e diagnósticos de casos de moradores em situação de rua (crianças, adolescentes, adultos, famílias que utilizam espaços públicos como forma de moradia e/ou sobrevivência) e trabalho ou exploração sexual infantojuvenil.
A busca ativa é feita por todo o parque Conta Dinheiro, com duas equipes e, em caso de qualquer suspeita, o número de plantão recebe as ligações 24 horas: 8406-2980. “Se houver casos referentes à criança e adolescente, encaminhamos à base do Conselho Tutelar, no parque, que leva a vítima para casa e, após, realizamos a contrarreferência para os Cras e Creas”, conta.
Quando são moradores em situação de rua, são encaminhados para o Centro POP, na rua Frei Gabriel, onde tomam banho e se alimentam, entre outras atividades. Na edição da Festa Nacional do Pinhão do ano passado foram constatados casos de trabalho infantil, em que pais levaram seus filhos para o parque com o intuito de ajudarem a coletar latinhas de bebidas. “Nos dias de entrada gratuita, há moradores de rua que adentram ao parque e acabam ingerindo bebidas alcoólicas em grandes quantidades, sendo atendidos pela abordagem social e direcionados à instituição (Centro POP)”, frisa.
No serviço do Centro POP Dia, os indivíduos recebem atendimento de psicólogos, assistentes sociais, educador físico, pedagoga e terapeuta ocupacional. “Lá eles ficam das 8h às 18h, ou seja, permanecem somente durante o dia e os que desejam morar no local recebem atendimento do Centro POP Acolhimento, na mesma casa, mas em espaços separados”, conta.
O público-alvo de ambos serviços são homens, mulheres e famílias acima dos 18 anos. No Centro POP Acolhimento há 25 moradores em situação de rua, mas já chegou-se a acolher até 40 pessoas. O Centro POP Dia é coordenado por Ana Garcia e o POP Acolhimento por Felipe Diego Freitas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Anatel determina novas regras para empresas de telemarketing

  A partir do dia 1º de junho, as empresas de telemarketing terão que seguir novas regras definidas pela Agência Nacional de Telecomunicaçõe...