Na primeira noite, em 13 de junho, as atividades foram intensificadas com a ação executada por 16 profissionais
Nos demais dias de evento o efetivo foi reduzido, porém, a fiscalização se manteve nos mesmos níveis (Foto: Sandro Scheuermann)
No transcorrer dos dez dias da 26ª Festa Nacional do Pinhão, a Vigilância Sanitária, um dos serviços da Secretaria de Saúde, expediu 66 notificações durante as fiscalizações nos boxes de comercialização de alimentos e bebidas no parque de exposições Conta Dinheiro. Do total, 28 são relativas à solicitação de providência de etiquetas nos produtos fracionados, como nome, composição e prazo de validade; 20 notificações para providenciar Carteiras de Saúde aos trabalhadores; quatro quanto à higiene; três por utilizarem utensílios de madeira e 11 orientando o uso de uniformes/Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).
Para o próximo ano já está se revendo estratégias para atender melhor a comunidade, segundo o gerente de Vigilância Sanitária, Jacir Pasetto, e a diretora de Vigilância em Saúde, Rose Cristina Possato Penso. Na primeira noite de Festa do Pinhão, em 13 de junho, as atividades foram intensificadas com fiscalização executada por 16 profissionais. Nos demais dias de evento o efetivo foi reduzido, porém, segundo a Vigilância Sanitária, a fiscalização se manteve nos mesmos níveis.
Manual
Para orientar os comerciantes e diminuir o risco de possíveis contaminações foi disponibilizado o manual “Normas Exigidas para Manipulações de Alimentos e/ou Bebidas”, parte integrante do contrato firmado junto aos proprietários dos boxes. Os profissionais da Vigilância Sanitária acreditam que o Manual tenha contribuído para a diminuição do número de ocorrências ou irregularidades relacionadas à alimentação e seus manipuladores em relação aos anos anteriores do evento.
Plantão para exames
Em 2014, de acordo com a Vigilância Sanitária, o Laboratório Municipal realizou plantão para o recebimento de cidadãos funcionários dos boxes e para emissão de laudos, sendo realizados 90 exames, destes, 87 negativos para larvas e três positivos. Os manipuladores com resultados positivos foram retirados dos boxes e substituídos.
Desde 1994
A Vigilância Sanitária participa efetivamente da Festa Nacional do Pinhão desde 1994 com o objetivo de oferecer alimentos de boa qualidade e segurança para o público visitante. A fiscalização e orientação foram realizadas em cada um dos boxes, avaliando a conservação e a armazenagem dos produtos, procedência, identificação dos alimentos e dos manipuladores, utilização de utensílios conforme regulamentação, Carteira de Saúde, entre outros.
Data: 26/06/14
Nenhum comentário:
Postar um comentário