terça-feira, 22 de abril de 2014

Sexta-Feira Santa atrai milhares de fiéis ao Morro da Cruz


O prefeito Elizeu Mattos, que no dia anterior já havia feito uma vistoria no local, certificando-se de que tudo estava devidamente preparado para receber os milhares de visitantes, também compareceu na manhã de hoje
No Sábado de Aleluia, o Movimento Tabor protagonizará o que se chama de Celebração da Vida, ou seja, a Ressurreição de Jesus (Foto: Sandro Scheuermann)
No Sábado de Aleluia, o Movimento Tabor protagonizará o que se chama de Celebração da Vida, ou seja, a Ressurreição de Jesus (Foto: Sandro Scheuermann)
Em Lages, na Sexta-Feira Santa, tradicionalmente os fiéis fazem uma romaria até a cruz de 19 metros de altura no Morro da Cruz, no Morro Grande, e de onde se tem uma visão praticamente completa da cidade. E na manhã deste 18 de abril, um público estimado em 15 mil pessoas passou pela escadaria de 500 degraus que dá acesso ao locasl e que faz parte do Complexo Religioso que compreende ainda uma capela, a grande cruz e as 14 estações da Via-Sacra. Ao longo do dia, a estimativa é de que o número de visitantes chegue a 30 mil pessoas.
O prefeito Elizeu Mattos, que no dia anterior já havia feito uma vistoria no local, certificando-se de que tudo estava devidamente preparado para receber os milhares de visitantes, também compareceu ao Morro Grande na manhã desta Sexta-Feira Santa. Ele subiu as escadarias às 9h e permaneceu para assistir a encenação da Cruxificação de Jesus feita pelo grupo de jovens do Movimento Tabor, ligado à Igreja Católica. “O esforço de nossas equipes de trabalho em manter o Complexo do Morro Grande em perfeitas condições de visitação tem como objetivo contribuir com este importante momento da caminhada cristã, que é participar da reflexão da vida, morte e ressurreição de Jesus”, disse.

Segunda encenação

Às 16h30min iniciou a segunda encenação da Cruxificação de Jesus, da qual estão envolvidas cerca de 150 pessoas (produtores e atores). Trata-se de uma peça teatral ao ar livre que demandou três meses de ensaio, o que compreende a encenação de Sexta-Feira e a de Sábado de Aleluia, a Ressurreição de Jesus, marcada para às 21h30min, no mesmo local.
No Sábado de Aleluia, o Movimento Tabor protagonizará o que se chama de Celebração da Vida, ou seja, a Ressurreição de Jesus. “Finda a apresentação teatral, por volta das 22h30min, haverá o show pirotécnico – fogos de artifício e de luzes”, anuncia um dos líderes do Movimento Tabor, Hélio Furlan. "Agradecemos a Prefeitura de Lages pelo patrocínio das duas encenações religiosas", sintetiza.

Infraestrutura montada pela prefeitura

Tendo à frente às Secretarias do Meio Ambiente e da Infraestrutura, a Prefeitura de Lages garante toda a infraestrutura ao funcionamento do Complexo Religioso do Morro Grande.
Para esta Sexta-Feira Santa, a preparação iniciou pelo menos 15 dias antes, com serviços gerais que compreendem roçadas e  limpeza de todos os acessos ao Morro Grande, bem como o patrolamento e cascalhamento da estrada  geral.
A Escadaria dos 500 Degraus recebeu novos corrimãos, pintura, floreiras e bancos laterais para descanso dos peregrinos. A sinalização de toda a área também foi implantada.
Dezenas de servidores públicos se mantêm a postos, trabalhando, nesta Sexta-Feira Santa e também no Sábado de Aleluia. São servidores ligados à Defesa Civil, Meio Ambiente, Saúde , Comunicação Social, Segurança e Ordem Pública, Trânsito.

Trabalho integrado

Integrados às equipes da Prefeitura de Lages, para o bom atendimento ao público, estão também o Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Exército (10º BEC), entre outras instituições. Desta forma as pessoas podem visitar com tranquilidade o Morro da Cruz para fazerem suas orações e reflexões nestes importantes dias do calendário cristão.
Barracas da Defesa Civil, do Exército, do Meio Ambiente, bem como ambulâncias da prefeitura e do Corpo de Bombeiros estão à disposição, para emergências. Uma Kombi transporta os idosos e deficientes físicos até o alto do Morro.
Os vendedores ambulantes têm locais apropriados e sinalizados para comercializarem produtos diversos que vão desde macela (chá natural), velas, comidas e bebidas, até rosários, flâmulas e escapulários, estes vendidos em barracas localizadas no alto do Morro Grande. Uma exposição sobre a vida de Frei Silvério, o idealizador do Complexo Religioso, está aberto à visitação pública, junto à grande Cruz do Morro Grande.
Para Fermino Santana, 83 anos, que nasceu e até os dias de hoje vive no bairro Morro Grande, na esquina das ruas Eleutério Furtado e Ari Furtado Wolf, a Prefeitura de Lages fez um trabalho com carinho, bem executado, "feito no capricho”.

A fé move os fiéis

As pessoas não subiam e desciam, simplesmente, a escadaria. Muitas delas percorriam os 500 degraus orando. E tem aquelas que sobem de joelhos, pagando promessas. Pela estrada de chão (cascalhada) que contorna o Morro até a Cruz de 19 metros, grupos de fiéis rezam diante das 14 estações da Via-Sacra. Mas o que mais chama a atenção é a concentração de fiéis ao pé da grande Cruz, onde há local apropriado para o acendimento de velas.
Maria Marta Silva da Rosa, 76 anos, acompanhada do filho Vilmar da Silva Fongaro, 50, visitam o Morro Grande na Sexta-Feira Santa. “Tenho vindo aqui desde antes da construção da escadaria. Aqui é um local apropriado para orações e é aonde muita gente vem”, disse ela . “Hoje é um dia que devemos caminhar ao encontro de Jesus, que morreu por nós para nos salvar”, completa Vilmar.
Data: 18/04/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Projeto do IFSC capacitará famílias agricultoras ligadas à Agrilages

  4 As famílias produtoras que compõem a Agrilages receberão capacitações e fomentos para otimizarem sua produção frente às mudanças climáti...