quarta-feira, 16 de abril de 2014

Semana Santa Prefeito vistoria obras no Morro da Cruz


“O trabalho está sendo feito com capricho. Receberemos quem vive em Lages, gente de toda a Serra e turistas.” Elizeu Mattos
Estão sendo executados, entre esta quarta e quinta-feira, patrolamento de ruas, operação tapa-buracos e outras ações (Foto: Nilton Wolff)
Estão sendo executados, entre esta quarta e quinta-feira, patrolamento de ruas, operação tapa-buracos e outras ações (Foto: Nilton Wolff)
A Prefeitura de Lages, através da Secretaria de Infraestrutura, está cumprindo uma maratona de serviços de reparos, manutenção e embelezamento da área da escadaria do Morro da Cruz, no bairro Morro Grande, com cerca de 500 degraus, um dos maiores símbolos de fé, cartão-postal que recebe milhares de fiéis na Semana Santa. Ocorre aumento de público na Sexta-Feira Santa quando, durante todo o dia, há exposição da vida e obra de Frei Silvério. Desde o dia 13, até o Sábado de Aleluia, o Movimento do Tabor estará desenvolvendo, em diferentes locais, a programação do maior espetáculo religioso do Sul, de acordo com a Diocese de Lages.
O prefeito Elizeu Mattos esteve no Morro Grande na manhã desta quarta-feira (16). “O trabalho está sendo feito com capricho. Receberemos quem vive em Lages, gente de toda a Serra e turistas”, detalha. Pela Infraestrutura estão sendo executados, entre esta quarta e quinta-feira, patrolamento de ruas, operação tapa-buracos, compactação de trechos de passagem de veículos e pedestres com pó de pedra brita fina e umidificação e passagem de máquina rolo compressor para nivelamento do solo. Parte do trabalho está concentrada na principal rua de acesso à Cruz, no topo do Morro, a João Odilo Madruga.

30 funcionários e 12 maquinários

Estão envolvidos cerca de 30 funcionários da Infraestrutura, com 12 maquinários – quatro caminhões tipo caçamba, três caminhões com massa asfáltica, duas patrolas, duas retroescavadeiras e um rolo compressor, sendo que as ruas de lajota também estão sendo recuperadas. “As lajotas desprendidas por conta do tempo e do peso são retiradas e novamente assentadas depois da colocação de uma massa resistente, com nova compactação, enquanto nas ruas de asfalto danificado é feito um corte, retirado o pedaço estragado e colocado o asfalto novo”, reitera o secretário Benjamin Schultz. Os buracos estão sendo tampados não somente na rua principal, mas no entorno da escadaria. Outra ação é a desobstrução de bocas-de-lobo. E há uma série de melhorias sendo executadas pela Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos. O secretário Mushue Hampel também acompanhou a vistoria.

Um defensor nato

O pecuarista, empresário do ramo florestal, compositor, cantor e escritor Marcos Roni de Oliveira, 68 anos, tem plantação de pinus logo atrás da Cruz, onde mora, no sítio Querência Amada. “Sempre defendi o Morro Grande. Venho olhar as obras três vezes por dia. Eu gosto de ver esta movimentação, me agrada bastante ver as pessoas subindo para fazer suas orações. Fica o alerta e o pedido para que a população ajude a cuidar, pois há também muitos depredadores, pois houve Sexta-Feira Santa em que colocaram fogo no reflorestamento”, desabafa. “O espetáculo de fé enobrece a cidade. O desenvolvimento está acima de tudo”, comenta. Durante a visita de Elizeu, Marcos Roni apresentou uma poesia que compôs esta manhã: “Decidi fazer um galpão no alto do Morro Grande na intenção de avistar longe a estrutura da cidade. O bonito, na verdade, são as campanhas da região, o pago xucro do chão, dos campos natos de Lages.”
Data: 16/04/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Secretaria de Saúde de Lages e Associação Doce Vida irão realizar Ação de Conscientização no Dia Mundial do Diabetes

  Evento no Calçadão de Lages oferecerá exames, orientações sobre diabetes e bem-estar  No próximo dia 14 de novembro, em comemoração ao Dia...