quarta-feira, 16 de abril de 2014

Esperadas 100 mil pessoas para as comemorações da Semana Santa


Prefeitura de Lages está preparando os ambientes para proporcionar conforto e bem-estar aos visitantes lageanos, serranos e turistas
Equipes de funcionários da Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos estão atuando nos reparos na escadaria e no próprio Morro da Cruz (Foto: Nilton Wolff)
Equipes de funcionários da Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos estão atuando nos reparos na escadaria e no próprio Morro da Cruz (Foto: Nilton Wolff)
De acordo com o coordenador da Semana Santa em Lages, Hélio Furlan, do Movimento do Tabor (Diocese de Lages), com participação da administração municipal, são esperados entre 80 mil e 100 mil visitantes se somados os sete dias de comemorações – celebrações, missas, procissões e encenações em diferentes pontos, em Lages e Bom Jardim da Serra. Para sexta-feira (18) são esperadas cerca de 40 mil fiéis em circulação pela Escadaria Frei Silvério, onde estão as 14 estações da Via Sacra, distribuídas pelo decorrer dos cerca de 500 degraus.
E neste ano haverá novidades, como a arquibancada, com capacidade para 500 pessoas, que será montada entre o banheiro público e a capela, no alto do Morro da Cruz, no bairro Morro Grande, ao lado da cruz. Já que a comercialização de produtos (velas, fósforos, rosários, flores, entre outros) realizada por vendedores ambulantes está proibida no alto do Morro, mas permitida na parte baixa próxima à escadaria, sobrará espaço para o conforto do público.
Isso possibilita um fluxo agradável para os fiéis, levando em conta que cada pessoa passa entre uma e duas horas no alto do Morro. “Geralmente há um fluxo de 85 mil pessoas durante as comemorações, mas estimamos que o número seja ultrapassado facilmente desta vez, contando a Sexta-Feira Santa, com circulação das 6h às 18h, somando o movimento dos outros seis dias. O número pode chegar a 100 mil”, contabiliza. Uma praça de alimentação estará instalada no local para atender a demanda.

Meio Ambiente faz manutenções

Equipes de funcionários da Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos estão atuando nos reparos na escadaria e no próprio Morro da Cruz, com pintura dos degraus e corrimãos, e instalação do portal de indicação de subida e descida, além de capina, retirada de espécies daninhas, limpeza de resíduos (lixos, galhos e pedras), manutenção da capela e da Santa Cruz com pintura, manutenção de fios e luzes coloridas, e plantio de flores em pontos estratégicos, a exemplo da área que circunda a base da Cruz.
Estão sendo plantadas aproximadamente 1.300 mudas de flores e outras plantas ornamentais (crisântemos, cravos, cravinas, margaridas, azaleias, begônias, tagetes). Somente de flores de estação, produzidas no Horto Municipal no bairro Várzea, estão sendo utilizadas 25 caixas de mudas. Algumas flores estão sendo plantadas em peças esculpidas em madeira, como pilão, as quais passaram pelo pincelamento com óleo queimado para conservação.
Data: 16/04/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Secretaria de Saúde de Lages e Associação Doce Vida irão realizar Ação de Conscientização no Dia Mundial do Diabetes

  Evento no Calçadão de Lages oferecerá exames, orientações sobre diabetes e bem-estar  No próximo dia 14 de novembro, em comemoração ao Dia...