Haverá atividades na praça João Costa, das 9h às 17h, promovidas pelo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador
O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) promoverá nesta segunda-feira (28), das 9h às 17h, na praça João Costa, esclarecimentos à população sobre a saúde do trabalhador. Palestras serão ministradas em instituições educacionais, entre outros órgãos. O objetivo é sensibilizar as pessoas, independente do vínculo empregatício, que tenha sido vítima de acidente de trabalho ou que apresente problemas de saúde provenientes do mesmo, além de empregadores e educandos, sobre a relevância de um ambiente saudável e seguro, em alusão ao Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes do Trabalho e Doenças Ocupacionais.
O Cerest consiste em um serviço pertencente ao Sistema Único da Saúde (SUS), voltado à saúde do trabalhador, desenvolvendo ações de promoção, proteção, orientação, assistência e vigilância. O órgão atua mediante recebimento de notificações, denúncias de irregularidades no ambiente de serviço e por demanda espontânea de quem necessita. As atividades desenvolvidas pelo Cerest, costumeiramente, são a investigação através das notificações e denúncias recebidas; visitas domiciliares e hospitalares; atendimentos (médicos, fisioterapêuticos, psicológicos); fiscalizações; palestras educativas de prevenção, orientação e promoção à saúde.
270 milhões de acidentes
Cerca de 270 milhões de acidentes de trabalho acontecem todos os anos no mundo e as doenças relacionadas afetam cerca de 160 milhões de pessoas, o que representa um custo equivalente a 4% do Produto Interno Bruto (PIB) de todos os países. Em 28 de abril de 1969, a explosão de uma mina nos Estados Unidos matou 78 trabalhadores. A tragédia marcou a data como o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes do Trabalho. Encampando essa luta, mas com foco na prevenção, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) instituiu, em 2003, o dia 28 de abril como o Dia Mundialem Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho e Doenças Ocupacionais.
Dois milhões de mortes
No mundo, anualmente, cerca de dois milhões de trabalhadores perdem suas vidas no trabalho. São cinco mil mortes por dia, três vidas perdidas a cada minuto, ou seja, aproximadamente o dobro das baixas ocasionadas pelas guerras e mais do que as perdas provocadas pela Aids.
Data: 25/04/2014
Nenhum comentário:
Postar um comentário