Adilson Panek é o presidente e Mushue Hampel, o vice
O encontro aconteceu na manhã desta sexta-feira no Centro Ambiental Ida Schmidt (Foto: Sandro Scheuermann)
O Conselho Municipal de Proteção e Defesa Civil (Comupdec) foi formado na manhã desta sexta-feira (25) durante sua primeira reunião ordinária, no Centro Ambiental Ida Schmidt, no parque Jonas Ramos (Tanque). O secretário-executivo de Proteção e Defesa Civil, Adilson Panek, foi eleito presidente, sendo o vice Mushue Hampel que desempenha as funções de vice-coordenador da Defesa Civil e secretário de Meio Ambiente e Serviços Públicos.
Além de ambos, indicados pelo prefeito Elizeu Mattos, a diretoria compõe-se de 1º e 2º secretários (secretária da Defesa Civil, Malu Borges, e o tenente da Polícia Militar, Marco Antonio Marafon Junior) e 1º e 2º tesoureiros (gerente de tráfego da Transul, Genésio Küster, e o presidente da Câmara de Vereadores, Anilton Freitas).
Do grupo diretivo fazem parte seis representantes, mas o Comupdec, por completo, forma-se por 30 pessoas (17 representantes do poder governamental e 13 da sociedade civil organizada – entidades religiosas), com suplências e gestão no período do biênio entre 2014 e 2016, com sessões plenárias mensais. Os demais componentes serão indicados como voluntários pelos órgãos públicos e da sociedade civil.
O Conselho deve propor, acompanhar e fiscalizar as ações da Defesa Civil em Lages, articulando com a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) a implementação de ações para redução de riscos de desastres, a criação dos Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil (Nupdecs) e promover a qualificação e educação ambiental. O regimento interno (estatuto) será criado em 60 dias. A próxima reunião foi agendada para o dia 29 de maio, às 9h, no Centro Ambiental.
Gestão de recursos
O Conselho cuidará da gestão dos recursos encaminhados pela Defesa Civil Estadual e Nacional. Em fevereiro foram destinados R$ 150 mil, dentro de dois dias, após mais de 200 casas terem sido atingidas por uma forte chuva de granizo. “Os recursos financeiros chegam ao município, mas a gestão é essencial para que se preste contas de como foram aplicados, com transparência e segurança”, ressalta Panek.
Referência nacional
Os serviços de Proteção e Defesa Civil de Lages, de acordo com Panek, são referência no país no quesito “resiliência”, ou seja, a capacidade de superação de obstáculos e resposta aos desastres, estando em 12º no ranking do Brasil, segundo a FundaçãoRockefeller.
Pesquisadores da USP em Lages
Está prevista a visita de pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) à Coordenadoria Municipal de Lages para as próximas semanas. “Devido ao fato de sermos exemplo, temos de dividir nossas boas experiências de combate aos efeitos dos desastres. Uma equipe do Rio Grande do Sul, que está desenvolvendo uma tese de doutorado sobre o assunto, já esteve conosco em estudo”, comenta o agente Marcelo Airton de Oliveira.
Data: 25/04/2014
Nenhum comentário:
Postar um comentário