terça-feira, 15 de abril de 2014

Saúde Mais de 79 mil consultas em 2013


Se comparada a 2012, a fila aumentou para as consultas de cirurgia geral, dermatologia, endocrinologia, nefrologia, ortopedia, reumatologia e urologia
Nas consultas de especialidades agendadas para realização na Policlínica Municipal, um total de 16% são os números registrados como faltosos ao mês, ocasionando o atraso no andamento da fila de espera (Foto: Sandro Scheuermann)
Nas consultas de especialidades agendadas para realização na Policlínica Municipal, um total de 16% são os números registrados como faltosos ao mês, ocasionando o atraso no andamento da fila de espera (Foto: Sandro Scheuermann)
A Secretaria de Saúde oferece consultas à população nas especialidades de angiologia, cardiologia, clínica geral, cirurgia geral, dermatologia, endocrinologia, gastroenterologia, nefrologia, neurocirurgia, pediatria, nutrição, oftalmologia, ortopedia, otorrinolaringologia, reumatologia, urologia, geriatria, psiquiatria, ginecologia, mastologia e pneumologia. No início da atual administração municipal, em 2013, foi recebida uma demanda reprimida de 7.859 consultas, e realizadas, durante o ano passado, 79.103 consultas.
As especialidades sobre as quais foi ofertado maior número em 2013, em relação a 2012, são cardiologia, clínica geral, cirurgia geral, gastroenterologia, nutrição, oftalmologia, geriatria, mastologia e pneumologia. Nesta última, por exemplo, contabilizando a demanda reprimida de 2012, foram 1.447 consultas no ano passado. “Em 2013, se comparada a 2012, a fila aumentou para as consultas de cirurgia geral, dermatologia, endocrinologia, nefrologia, ortopedia, reumatologia e urologia”, informa a secretária de Saúde, Cristina Subtil.

Ausências em consultas e a não retirada dos exames preocupam

Nas consultas de especialidades agendadas para realização na Policlínica Municipal, um total de 16% são os números registrados como faltosos ao mês, ocasionando o atraso no andamento da fila de espera. A Secretaria de Saúde, a fim de diminuir estes índices, criou um sistema para exames laboratoriais. Se o paciente não comparecer para retirar o laudo de exame em um dos laboratórios credenciados, o sistema travará, não permitindo que sejam autorizados novos procedimentos até que o paciente retire o já efetuado.

Central de Atendimento

A Central de Atendimento, que deverá agilizar a receptividade das pessoas e o direcionamento das demandas, está em fase de licitação.  Contará com serviços de marcação de consultas, entrega de exames, cartão SUS, serviços de assistência social, ouvidoria, entre outros.

Equipe conversa com a comunidade

Reuniões são realizadas nos bairros com o intuito de ouvir a comunidade e discutir alternativas de melhorias para o atendimento. Os presidentes de associações de moradores devem formalizar ofício à Secretaria de Saúde, a qual fará agendamento com a equipe de saúde.
Data: 15/04/2014

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