Um encontro envolvendo representantes da gerência de Responsabilidade Social da Eletrosul e equipe da Secretaria de Assistência Social detalhou as ações que serão executadas
Poderão ser fabricadas várias peças e modelos de produtos em patchwork para serem comercializadas com outras empresas ao valor estipulado pelas participantes (Foto: Ari Junior)
As dez mulheres, moradoras de diversos bairros da cidade, participantes do Centro de Empreendedorismo Comunitário conheceram, na manhã desta quinta-feira (24), os objetivos do projeto. Um encontro envolvendo os representantes da gerência de Responsabilidade Social da Eletrosul Centrais Elétricas e equipe da Secretaria de Assistência Social detalhou as ações que serão realizadas com esse grupo.
O Centro de Empreendedorismo Comunitário é executado pela empresa catarinense de confecção de camisas Dudalina, através do Instituto Adelina Clara Hess de Souza, em parceria com a Eletrosul, prefeituras e outras instituições. Consiste na formação de grupos de dez mulheres que serão capacitadas para confecção de artigos de patchwork (retalhos) visando principalmente a fabricação de bolsas ecologicamente corretas para supermercados.
Segundo o secretário de Assistência Social, José Amarildo Farias, a ação incentiva o grupo na comercialização de seus produtos de forma cooperativada, ou seja, elas se organizam e administram o próprio negócio em prol do grupo. “Estaremos auxiliando no que for preciso neste momento, mas acreditamos que em breve elas já estejam ‘caminhando com as próprias pernas’”, ressalta.
Para o andamento do projeto, a Dudalina faz a doação dos retalhos, que são as sobras dos cortes de tecidos das camisas fabricadas pela empresa, capacita as participantes para a produção e garante ainda a compra de sacolas ecológicas produzidas pelas mulheres ao preço de R$ 5,00 a unidade. A Eletrosul é responsável pela mobilização, sensibilização, organização social, identificação de parceiros, assessoria em gestão administrativo-financeira e disponibilização de máquinas, equipamentos e utensílios para o projeto.
A Prefeitura de Lages, através da Secretaria de Assistência Social, está disponibilizando o espaço físico adequado para o empreendimento. São parceiros a Cáritas Diocesana, Fórum de Economia Solidária e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Os trabalhos do Centro de Empreendedorismo Comunitário devem iniciar em Lages entre os meses de maio e junho. “As máquinas de costura ainda nem foram instaladas e o grupo de Lages já tem uma encomenda de mil bolsas para a Eletrosul. Estaremos comprando esse material, pois temos certeza da qualidade dos produtos que serão produzidos”, comenta a gerente de Responsabilidade Social da Eletrosul, Denise Cristina Basílio.
Data: 24/04/2014
Nenhum comentário:
Postar um comentário