“Estamos estudando uma forma de implantar um filtro permanente para limpeza do Tanque, sem que haja necessidade de esvaziamento de todo o lago e retirada de peixes por longo tempo.” Elizeu Mattos
Do Tanque, com extensão de cinco mil metros quadrados, foram retiradas 33 cargas de caminhão de lodo (Foto: Nilton Wolff)
O prefeito Elizeu Mattos acompanhou a distribuição de 915 peixes ao lado do parque Jonas Ramos (Tanque) na manhã desta quarta (16). De acordo com o secretário de Meio Ambiente e Serviços Públicos, Mushue Hampel, o total rende 450 quilos das espécies carpa, jundiá e cará. “Depois de um mês após a retirada dos animais para manutenção do Tanque, estamos devolvendo-os para enfeitar e divertir as famílias e as crianças que passeiam pelo local, um dos mais queridos pelos lageanos”, analisa Hampel. Foram necessários sete dias para o esvaziamento do lago e mais para enchê-lo de água novamente.
Enquanto o espaço passava pela manutenção, os peixes estiveram armazenados em tanques da unidade do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), na localidade Pedras Brancas, para onde foram deslocados com esquema logístico especial, a partir de caixas com oxigenação adequada para sua sobrevivência. Assim como ocorreu no depósito do Ibama, de volta ao Tanque, os peixes continuarão sendo alimentados com rações.
33 cargas de lodo
Do Tanque, com extensão de cinco mil metros quadrados, foram retiradas 33 cargas de caminhão de lodo (com 14 metros cúbicos cada um) e lixos, com restauração da tubulação e remoção dos três pedalinhos para reforma e manutenção. “Localizamos mais um pedalinho e desta vez foram transferidos quatro brinquedos de volta”, conta.
Os brinquedos podem ser utilizados todos os finais de semana, em horário comercial. “Concluímos a limpeza por conta do mês das águas (março). A Defesa Civil disponibilizou materiais, uniformes especiais e barcos”, recorda o secretário. “Estamos na Semana Santa e devolvendo a vida para o Tanque. Era uma reivindicação das crianças que, trazidas pelos pais, gostam de ver e alimentar os animais coloridos, uma manifestação de educação ambiental”, entende. Letícia Küster, 9 anos, acompanhou a devolução. “Eu brinco bastante aqui. Agora o parque vai ficar mais legal”, define.
Tanque mais florido
Elizeu Mattos prevê alternativas para o local. “Estamos estudando uma forma de implantar um filtro permanente para limpeza do Tanque, sem que haja necessidade de esvaziamento de todo o lago e retirada de peixes por longo tempo. Será discutido um modelo de cascata artificial para que ela seja responsável pela limpeza do lago. Este é um dos lugares mais bonitos da cidade e passou por uma forte revitalização pela prefeitura e a ideia é uma nova etapa: onde a grama já está bastante antiga haverá substituição e onde ela não nasce, por estar debaixo de árvores, haverá troca por jardins com flores”, planeja.
Iluminação coíbe suspeitos
A iluminação do parque Jonas Ramos recebeu um reforço de 28 postes de luminárias com lâmpadas de LED. “Aqui havia um grave problema com gangues e usuários de drogas. Agora temos guarda 24 horas por dia. Melhoramos o aspecto visual e proporcionamos segurança para quem opta por caminhar aqui, provocando, ainda, o aumento da visitação noturna”, destaca.
Data: 16/04/2014
Nenhum comentário:
Postar um comentário