quinta-feira, 17 de abril de 2014

Funcionárias da Área Azul em capacitação permanente


Samt prepara as profissionais em defesa da humanização no trânsito
Entre os assuntos das capacitações, de acordo com a presidenta Rosa Abou Hatem, estão a abordagem ao motorista; humanização; educação, cordialidade e atenção (Foto: Sandro Scheuermann)
Entre os assuntos das capacitações, de acordo com a presidenta Rosa Abou Hatem, estão a abordagem ao motorista; humanização; educação, cordialidade e atenção (Foto: Sandro Scheuermann)
Mensalmente, as 18 funcionárias responsáveis pela venda de talões do estacionamento rotativo no Centro e no Coral e por orientar motoristas sobre o uso correto destes espaços, passam por capacitação. A Área Azul está sob a responsabilidade da Associação de Assistência Social, Trabalho e Cidadania (Samt).
Entre os assuntos das capacitações, de acordo com a presidenta Rosa Abou Hatem, estão a abordagem ao motorista; humanização; educação, cordialidade e atenção; primeiros socorros, e leis de trânsito. A Polícia Militar é parceria nestes aperfeiçoamentos. No próximo dia 29, o formador de professores, da Secretaria de Educação, Érico Paes de Campos, ministrará palestra motivacional não somente para as colaboradoras da Área Azul, mas para 86 pessoas no total, trabalhadores da Samt.

Dentistas atendem normalmente

Cuidar da saúde bucal também é uma das preocupações da Samt, tanto que oferece consultas gratuitas com agendamento de 50 pacientes por semana. Pela manhã, o atendimento acontece das 8h às 10h e à tarde, das 14h às 16h, com público beneficiado pelos programas e projetos, tanto da Samt quanto da Secretaria de Assistência Social.

Soldados se qualificam em panificação

Depois da experiência positiva em 2013, quando 14 soldados do 10º Batalhão de Engenharia de Construção (BEC) se formaram no curso de panificação e confeitaria, oferecido pela Samt, no bairro Universitário (sede da padaria), em 2014 a parceria com o setor militar será ampliada, com oferecimento de mais 20 vagas. Para alunos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego (Pronatec), através do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), a Samt oferece a estrutura para as aulas de profissionalização.

Marcenaria em espaço próprio

A oficina de marcenaria mantida pela Samt, anteriormente situada em espaço locado no Santa Helena, agora se encontra em um barracão próprio, no bairro Santa Mônica, fundos do Centro de Referência em Assistência Social (Cras V). “Além de ser um espaço próprio e mais arejado, economizamos com aluguel”, comenta Rosa, ao reforçar que a oficina confecciona, reforma e conserta peças do mobiliário (além de portas e janelas) dos espaços das secretarias municipais, incluindo o aeroporto federal Antônio Correia Pinto de Macedo, mas a maior demanda, segundo a presidenta, está nos Centros de Educação Infantil Municipal (Ceims). “Pretendemos formar mão de obra também para o segmento mobiliário”, reitera Rosa.

Do que sobrevive

A Samt se mantém através de convênio com a Prefeitura de Lages por manter ativo o Programa de Inclusão Produtiva, do qual Rosa é diretora; da comercialização de seus produtos, sendo que atualmente vende-se oito vezes mais do que antes; arrecadações da venda de talões da Área Azul, e dos recursos que subsidiam projetos aprovados em níveis estadual e federal.
Data: 17/04/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisa do Procon orienta consumidores sobre preços de material escolar em Lages e Prefeitura informa sobre a entrega de 15 mil kits a crianças e estudantes do Sistema Municipal de Educação em 4 de fevereiro

  Pesquisa do Procon orienta consumidores sobre preços de material escolar em Lages e Prefeitura informa sobre a entrega de 15 mil  kits  a ...