“Mantemos vigilância contínua, independente da estação climática”, reitera o secretário-executivo da Defesa Civil , Adilson Panek
Equipe faz plantão nas 24 horas do dia, durante os 365 dias do ano, monitorando os boletins de previsão do tempo (Foto: Daniele Mendes de Melo)
Conforme o novo modelo preconizado pela Lei Complementar número 428, de 27 de novembro do ano passado, a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil tem como objetivo desenvolver atividades preventivas que passam pela adequação da estrutura organizacional atual. A lei trata da implantação do Conselho Municipal de Proteção e Defesa Civil, da concretização do Plano de Contingências e criação dos Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil, com participação da população. O encontro acontecerá nesta sexta-feira (25).
Sobre o Plano de Contingências, ainda está em fase de elaboração. Consiste em orientar as ações de preparação e resposta a um determinado cenário de risco. Já a formação dos Núcleos está dentro do planejamento para efetivação em consonância com o Plano de Contingências. “Os Núcleos serão formados por grupos comunitários organizados em um distrito, bairro, rua, edifício, associação comunitária, entidade, que participem de atividades de Defesa Civil como voluntários”, pondera o assistente especial Moacir Tadeu Wasielewsky.
Plantão 24 horas
A Defesa Civil atua em plantão nas 24 horas do dia, durante os 365 dias do ano, monitorando os boletins de previsão do tempo e atenta para atuar na iminência do evento ou em sua decorrência. Os agentes atendem em caráter preventivo, evitando a ocupação de áreas de risco, apoiando as demais secretarias na prestação de serviço, nas fases de prevenção, preparação, resposta e recuperação na ocorrência de eventos climáticos ou antropológicos. “Mantemos vigilância contínua, independente da estação climática, mas há preocupação com a chegada do inverno que afeta as comunidades menos favorecidas”, reitera o secretário-executivo da Defesa Civil , Adilson Panek.
A prevenção deve ser constante. Todos os itens em um local de trabalho, residência ou de lazer devem ser diagnosticados e tratados urgentemente quando os aspectos no ambiente caracterizam-se como inseguros e apresentarem possibilidades de causar danos ao patrimônio ou risco de vida. Elementos como fogões à lenha em uso intenso no inverno e fiação elétrica antiga devem ter toda a atenção dos moradores da casa.
Data: 23/04/2014
Nenhum comentário:
Postar um comentário