segunda-feira, 31 de março de 2014

Salão do Livro Edição 2015 tem data marcada


Mais de 21 mil pessoas passaram pelos salões João Rath, Jaime Luiz Cani e Marcio Camargo Costa
A comercialização passou de 25 mil volumes com valores bastante acessíveis (Fotos: Taina Borges e Sandro)
A comercialização passou de 25 mil volumes com valores bastante acessíveis (Fotos: Taina Borges e Sandro)
Antes mesmo de encerrar as atividades do Salão do Livro da Serra Catarinense, a Fundação Cultural de Lages (FCL) anunciou a data da segunda edição. Entre os dias 6 e 11 de abril de 2015, a praça Joca Neves será espaço de leitura, venda de livros, discussões literárias e apresentações artístico-culturais novamente.
Os números superaram as expectativas dos organizadores. Mais de 21 mil pessoas passaram pelos salões João Rath, Jaime Luiz Cani e Marcio Camargo Costa. A comercialização de livros passou de 25 mil volumes, com valores bastante acessíveis. “Isso nos leva a pensar em uma segunda edição, que começa a ser organizada a partir de agora”, diz o coordenador Adilson de Oliveira Freitas.
Pelo Salão do Livro da Serra Catarinense passaram aproximadamente dez mil alunos de escolas do município, Estado e rede particular. As das instituições de ensino públicas tinham à disposição seis ônibus da administração municipal e da Transul, empresa parceira. As contações de história e show de mágica prenderam a atenção desses alunos que, depois das apresentações, passearam e viajaram no mundo dos livros. Estudantes universitários do Centro Universitário UniFacvest e Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac) acompanharam as programações direcionadas ao público adulto.

Gessinger e Tezza

As participações especiais de Humberto Gessinger e Cristóvão Tezza atraíram grande número de pessoas à praça. As mesas literárias reuniram autores de renome nacional, como José Geraldo Couto, Ricardo Corona, Carol Bensimon  e Demétrio Panarotto. De Santa Catarina participaram Fábio Bruggemann, Patrícia Galelli, Dennis Radünz, Cristiano Moreira, João Chiodini e Rodrigo Garcia Lopes. Os lageanos também integraram a programação. Entre eles, Guille Tomazzi, Bruno Fortkamp, Raul Arruda Filho, Maria Waltair Carvalho, Armin Daniel Reichert, Névio Santana Fernandes, Telma Maria Junges e Paulo Ramos Derengoski.
A estrutura montada na praça surpreendeu muita gente. O salão de apresentações João Rath teve capacidade de acolher, sentadas, 350 pessoas. Nos salões Jaime Luiz Cani e Marcio Camargo Costa, em torno de 15 livrarias expuseram e comercializaram livros. “Não gastamos nada com estrutura física porque fizemos uma parceria público-privada”, destaca Adilson.

Parcerias

O Salão do Livro contou com a parceria do Serviço Social do Comércio (Sesc), Secretarias de Educação, Meio Ambiente, Segurança e Ordem Pública, Secretaria Municipal de Águas e Saneamento (Semasa), Associação Lageana de Escritores (ALE), Instituto José Paschoal Baggio, Transul, Uniplac, Facvest, GTS do Brasil e Supermercados Martendal.
Data: 31/03/201

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Professor do Sistema Municipal de Educação participará de curso no Centro Europeu de Pesquisas Nucleares

  Professor da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Fausta Rath, Filipe Borges Barbosa foi o único catarinense selecionado para partic...