sexta-feira, 5 de setembro de 2025

Educação de SC conclui elaboração da Política de Educação Integral em Tempo Integral

 

A Secretaria de Estado da Educação, em colaboração com instituições parceiras, profissionais da educação de distintas regiões de Santa Catarina e consultores das universidades públicas e comunitárias do estado, concluiu a elaboração da Política de Educação Integral em Tempo Integral (EITI). A ampliação das escolas em tempo integral é uma das proposições do programa Qualifica SC, do movimento Educação Levada a Sério, que pretende acrescentar 74 unidades da rede estadual atuando no modelo até o fim de 2026.

“O aumento das escolas em tempo integral é mais um dos nossos objetivos para aumentar ainda mais a qualidade da educação pública catarinense. E a estruturação dessa política é fundamental para nortear nossas ações e garantir a qualidade que as escolas estaduais merecem”, destaca a secretária de Estado da Educação, Luciane Bisognin Ceretta.

Além da expansão das unidades, a política tem como principais motivações: o atendimento da Lei 14.640 de 31 de julho de 2023 que institui o Programa Escola de Tempo Integral no Brasil; as expectativas de atingimento da meta 6 do Plano Nacional de Educação e da meta 6 do Plano Estadual de Educação de Santa Catarina; e a necessidade de elevação progressiva da qualidade pedagógica e social da educação pública catarinense.

O texto que trata das diretrizes da política de EITI é resultado de um trabalho coletivo desenvolvido durante encontros presenciais e outros momentos de modo remoto, envolvendo cerca de 300 profissionais da educação.

Embora a Secretaria de Estado da Educação tenha tomado a iniciativa de articular e coordenar a elaboração do presente texto da Política com a finalidade precípua de atender sua Rede de Ensino, o propósito é também disponibilizá-lo como um documento de referência, que sirva de orientação para todas as demais redes de ensino do Estado. 

Até 15 de setembro, os interessados podem participar da consulta pública, através do formulário disponível no link. O documento base pode ser acessado pelo site abre.ai/policaetisc.

Educação Levada a Sério

O Governo de Santa Catarina, por meio da SED, lançou o programa Educação Levada a Sério, o maior pacote de investimentos do Governo do Estado na história da educação catarinense. O valor total investido é de R$ 4,1 bilhões para atender os quatro eixos que compõem a iniciativa: Escola Boa, Qualifica SC, Transforma SC e CaTec+. 

As frentes reúnem medidas estratégicas para fortalecer a educação em Santa Catarina. Entre as ações estão a qualificação da aprendizagem dos estudantes, a valorização e a formação continuada de professores, a melhoria da infraestrutura escolar e a ampliação do ensino técnico e profissional alinhado aos arranjos produtivos de cada região. Também fazem parte a contrapartida dos estudantes beneficiados pelos programas de acesso e permanência no ensino superior, Universidade Gratuita e o Fumdesc, iniciativas que devem gerar impactos significativos no desenvolvimento socioeconômico do Estado.

Mais informações
Assessoria de Comunicação da Secretaria da Educação
(48) 3664-0163


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Educação de SC conclui elaboração da Política de Educação Integral em Tempo Integral

  A Secretaria de Estado da Educação, em colaboração com instituições parceiras, profissionais da educação de distintas regiões de Santa Cat...