“Está contribuindo com o aprendizado das crianças. São repassados valores para a vida toda, além de ser muito importante trabalhar o lado social, já que haverá um impacto grande na vida delas quando construída a avenida.” Daiane Anselmo
O programa será realizado durante todo o período de construção da avenida, que tem previsão para durar cerca de dois anos (Foto: Sandro Scheuermann)
As escolas municipais Juscelino Kubitschek de Oliveira, no Santa Maria, e a Mutirão, no Habitação, foram as primeiras a serem contempladas com o programa de Educação Ambiental, desenvolvido pelo Instituto Çarakura, nas unidades escolares do entorno da avenida Ponte Grande, que está em construção. O trabalho foi iniciado na sexta-feira (28) nas duas unidades.
Os alunos, tanto das séries iniciais quanto do ensino fundamental, tiveram contato com conceitos sobre sustentabilidade e preservação do meio ambiente. De acordo com a coordenadora do programa, Andrea de Oliveira, a abordagem é feita de acordo com a idade das crianças, sendo de forma lúdica para os menores. “Trabalhamos com elementos como a contação de histórias, oportunizando contato com bonecos e fantoches e abordagem através de uma linguagem apropriada de acordo com os diferentes níveis de idade”, comenta Andrea.
Em especial nas escolas às margens do rio Ponte Grande está sendo abordada a questão da despoluição do rio, aproveitando que em 22 de março foi comemorado o Dia Mundial da Água. “Essa comunidade está vivendo as mudanças com a construção da avenida, então esta é uma forma de trabalhar questões como sustentabilidade e a preservação do rio”, descreve.
Impacto ambiental
Para a coordenadora, atualmente o rio encontra-se em situação bastante precária, mas passará por transformações que beneficiarão o próprio curso d’água. “A ideia é trabalhar situações que possam agregar mensagens de cuidado, principalmente com relação ao lixo, que é uma das maiores problemáticas, juntamente com o saneamento básico. Todo lixo jogado pela comunidade em locais inapropriados acaba parando no leito do rio, poluindo cada vez mais. Precisamos refletir que simples mudanças de atitude, como deixar de jogar um papel de bala na rua, podem fazer a diferença”, comenta.
O programa de Educação Ambiental, desenvolvido pelo Instituto Çarakura, será realizado durante todo o período de construção da avenida, que tem previsão para durar cerca de dois anos. Todas as escolas próximas ao rio serão contempladas de alguma forma através de dinâmicas, oficinas, teatro e vídeos educativos. “O intuito é que a conscientização chegue até as famílias através das crianças, mas também teremos situações com maior envolvimento direto com os pais. Serão ministradas palestras, círculos de conversa e esclarecimentos de dúvidas”, relata.
Educação ambiental
A diretora da escola Mutirão, Daiane Anselmo Raddatz, diz que o projeto veio ao encontro do que já é trabalhado na escola, nos projetos de educação ambiental. “O Instituto Çarakura está contribuindo muito com o aprendizado das crianças. São repassados valores que elas levam para a vida toda, além de ser muito importante trabalhar esse lado social, já que haverá um impacto grande na vida delas depois de construída a avenida”, finaliza.
Data: 31/03/2014
Nenhum comentário:
Postar um comentário