Neste ano de 2014 já foram realizados dois passeios ciclísticos. Em 2013 houve cinco edições
O objetivo incentivar o uso da bicicleta como instrumento para a prática de esporte e atividade física saudável e essencial de combate ao sedentarismo (Foto: Toninho Vieira)
Realizado no último sábado de cada mês, o passeio ciclístico Estação Bike ocorreu dia 29 de março, promovido pela Secretaria de Saúde, através do Núcleo de Atenção Básica (Nasf). Participaram 124 ciclistas e o percurso foi de dez quilômetros, com saída da praça Joca Neves, passando pelas ruas e avenidas Otacílio Vieira da Costa, Castro Alves, Belizário Ramos, rótula do Triângulo, Dom Pedro II até encontrar a Belizário novamente, e dali houve o retorno ao ponto de partida. Este percurso foi feito em uma hora.
Para os próximos passeios, a coordenadora Lisandra Konrad disse que as inscrições poderão ser disponibilizadas também on-line. “E são gratuitas. Cada participante recebe uma camiseta e uma cartela com a qual concorre ao sorteio de brindes”, destaca. Neste sábado foram sorteadas três bicicletas uma para pessoa adulta e duas para crianças, doadas pela Secretaria de Saúde (duas) e Cycles Beto (uma).
O Estação Bike tem por objetivo incentivar o uso da bicicleta como instrumento para a prática de esporte e atividade física saudável e essencial de combate ao sedentarismo. O estudante Felipe Fagundes Alves, 10 anos, participou do passeio pela segunda vez. Ele reside no bairro Petrópolis e esteve pedalando em companhia do amigo Acácio Gonçalves Barbosa. “É saudável”, sintetiza Felipe. O ex-vereador Milton Matias, 64 anos, estava no Estação Bike acompanhado do filho Gustavo, 9 anos. “Sou apaixonado por bicicleta e faço o trajeto Lages-Otacílio Costa, com frequência. Ando de bicicleta por recomendação médica”, destaca.
Benefícios
Diminuição de parte do orçamento familiar direcionado ao automóvel; redução das horas de trabalho perdidas nos congestionamentos; redução das despesas médicas graças aos efeitos do exercício físico regular; redução da dependência energética, economia de recursos não renováveis; democratização da mobilidade, melhor autonomia e acessibilidade de todos aos equipamentos tanto para os jovens como para a terceira idade, interação social entre familiares e amigos. Estes são alguns dos benefícios propiciados pelo uso da bicicleta.
Além disso, há a diminuição da emissão de gases provenientes de veículos, melhora da qualidade do ar contribuindo para a redução do efeito estufa; melhora do condicionamento cardiorrespiratório, incremento da resistência e força muscular, maior mobilidade articular, equilíbrio, sensação de bem-estar e adoção de hábito de vida ativo e mais saudável.
Sorteio das bicicletas
Bike adulta: Emerson da Costa Barbosa, 38 anos. Conheceu o projeto pela internet e foi sua segunda participação no evento.
Bike infantil: Paola Mense, 32 anos. Conheceu o projeto por meio da divulgação na Unidade Básica de Saúde.
Bike infantil: Vanusa da Silva, 39 anos. Conheceu o projeto por meio de uma amiga, que a convidou. Esta foi a sua segunda participação no evento.
Data: 31/03/2014
Nenhum comentário:
Postar um comentário