Como a equipe se desloca, o acesso à saúde, as dificuldades e facilidades nos atendimentos aos moradores de 23 comunidades do interior serão relatados
Diana diz que sua participação possibilitará divulgar o comprometimento no trabalho realizado pela equipe lageana (Foto: Equipe de Saúde do Interior)
A Conferência Mundial de Saúde Rural da Wonca já ocorreu no Canadá, Grécia, Nigéria, Austrália e outros países. A 12ª edição do evento será realizada no Brasil. Entre os dias 3 e 5 de abril, a cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul, sedia o congresso. Esta será a primeira vez que Lages estará inserida na programação. Coordenadora da equipe de Saúde do Interior da Secretaria de Saúde, a enfermeira Diana Varela foi quem inscreveu e apresentará o trabalho no encontro internacional.
“Percepções da equipe de Saúde em meio rural do município de Lages”. Este é o tema da apresentação na modalidade de pôster digital. Diana explica que esse é o resultado da compreensão daquilo que se vivência há um ano no dia a dia de trabalho. Como a equipe se desloca, o acesso à saúde, as dificuldades e facilidades nos atendimentos aos moradores de 23 comunidades do interior serão relatados. “Entende-se que o atendimento à população em zona rural é considerado um dos grandes desafios da Atenção Básica. Meio ainda desconhecido por muitas pessoas e profissionais de saúde”, destaca.
Diana diz que sua participação no congresso possibilitará divulgar o comprometimento no trabalho realizado pela equipe lageana. Além disso, será uma oportunidade de saber o que acontece no mundo em relação ao atendimento no meio rural e trazer conhecimento para práticas aplicáveis no município. Três fotos que apresentam o caminho feito pelos profissionais de saúde até os locais de atendimento no interior foram selecionadas para a Mostra de Fotografias de Práticas em Atenção Primária à Saúde (APS), organizado pela Sociedade Brasileira de Medicina em Família e Comunidade (SBMFC).
O que é
Wonca é a sigla em inglês para “World Organization of Family Doctors”, ou “Organização Mundial de Médicos de Família”, em português. Conforme o governo brasileiro, o “objetivo é estimular o desenvolvimento da pesquisa e do ensino nas instituições conveniadas. Sob o tema ‘Saúde rural: uma necessidade emergente’, a estimativa é de que cerca de 1.500 profissionais participem do evento”.
Data: 26/02/2014
Nenhum comentário:
Postar um comentário