terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Por que ruborizamos quando ficamos envergonhados?

576px-Aptenodytes_ashamed
Porque os vasos sanguíneos na região da face dilatam, permitindo um aumento no fluxo de sangue no rosto. O rubor tem uma função clara: sinalizar para as outras pessoas o que você está sentindo naquele momento. O problema é que essa transparência de sentimentos é uma reação involuntária do nosso organismo, sobre a qual não temos o menor controle. "Há um conjunto de sinalização da face que funciona como comunicação não verbal entre indivíduos da mesma espécie, como o rubor e o sorriso. Não conheço outros animais que também ruborizam, mas várias espécies têm sinais próprios. O cachorro, por exemplo, quando sente vergonha costuma desviar o olhar para baixo", diz o fisiologista Luiz Eugênio Mello, da Unifesp.
Em geral, os tímidos são os que mais sofrem com a face avermelhada. "A pessoa não gosta de parecer envergonhada, mas não pode fazer nada e às vezes fica ainda mais vermelha quando sente a face quente", afirma o psiquiatra Içami Tiba. Se, além de ser tímida, a pessoa ainda tiver a pele clara, o rubor na sua face ficará bem mais evidente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Secretaria da Educação apresenta nova Matriz Curricular do Ensino Médio da Emeb Itinerante Maria Alice Wolff de Souza

  Documento inédito foi construído de forma colaborativa para guiar trabalho docente e fortalecer aprendizagem dos estudantes da unidade de ...