segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Estação Bike retorna atividades com grande adesão de público


“Percebemos que à noite tem muito mais ciclistas circulando pelas ruas, como forma de lazer. Os comerciantes nos contam que estão vendendo mais bicicletas. Acredito que muito disso é reflexo do incentivo através do Estação.” Lisandra Konrad
Mais de 100 ciclistas participaram do evento, apesar da chuva (Foto: Toninho Vieira)
Mais de 100 ciclistas participaram do evento, apesar da chuva (Foto: Toninho Vieira)
Mesmo com tempo instável e a chuva que começou a cair logo no início do percurso, os participantes do Estação Bike não desanimaram e seguiram em frente. Esta foi a primeira edição deste ano e aconteceu, como de costume, no último sábado do mês, e o de fevereiro caiu no dia 22. Mais de 100 participantes marcaram presença. Pessoas de várias gerações – crianças, jovens e da terceira idade – percorreram o roteiro, que precisou ser reduzido devido à chuva.
Eles saíram da praça Joca Neves por volta das 17h e seguiram pelas ruas Otacílio Vieira da Costa, Castro Alves e avenida Belizário Ramos. Antes foi realizado o sorteio das bicicletas, que acontece em toda edição, como forma de incentivo aos adeptos a continuarem praticando o ciclismo. Na categoria adulto a ganhadora foi Ana Lúcia Duarte, 37 anos. Na categoria infantil, sua filha Elisa Duarte, 11 anos, havia sido sorteada. Em um gesto de solidariedade, Ana cedeu a vez para outra criança ser contemplada, já que teria duasbikes na mesma família.
O Estação Bike foi criado pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) com o objetivo de fomentar a qualidade de vida através da prática de exercícios físicos que proporcionem prazer aos adeptos. De acordo com a coordenadora Lisandra Konrad, a diferença já é perceptível depois de um ano de implantação do projeto. “Percebemos que à noite tem muito mais ciclistas circulando pelas ruas, como forma de lazer. Os comerciantes nos contam que estão vendendo mais bicicletas. Acredito que muito disso é reflexo do incentivo através do Estação. A cada edição temos uma média de 100 a 110 participantes, e cada um vai disseminando a ideia”, diz.

Lageanos gostam de bicicleta

A Diretoria da Atenção Básica, da Secretaria de Saúde, apresentou um relatório que aponta que cerca de 12% da população lageana é adepta à bicicleta como meio de transporte. Considerando as pessoas que a utilizam como forma de lazer, o índice sobe. “Para Lages, que é uma cidade fria e as pessoas ficam mais reclusas, este é um bom indicativo. Vamos incentivar ainda mais”, comenta Lisandra.
A secretaria, através das agentes comunitárias de saúde, pretende realizar um levantamento nos bairros durante as visitas às famílias. Serão informadas quais as pessoas que possuem bicicletas, qual finalidade (se como meio de transporte ou lazer) e o perfil dos usuários. “Queremos ampliar o Estação e transformá-lo em um evento itinerante, levando também para os bairros”, detalha.

Aumenta o número de crianças no evento

A cada edição a quantidade de crianças participando do Estação Bike se amplia. A maioria é levada pelos pais ou parentes, mas grande parte é por iniciativa própria. Este é o caso de Carolina Ribeiro, madrinha da pequena Maiana, 7 anos. Ela conta que a afilhada insistiu para que fosse levada ao evento. “Ela viu alguns coleguinhas comentando e sentiu vontade de participar. Hoje eu apenas estou acompanhando, mas da próxima vez vou emprestar uma bicicleta para ir também”, diz Carolina.
Da

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Secretaria de Estado da Educação conclui elaboração de política para aprimorar ensino técnico em todas as regiões de SC

  A Secretaria de Estado da Educação (SED) encerrou nesta quarta-feira, 27, a elaboração da Política de Educação Profissional e Tecnológica ...