A Secretaria de Estado da Educação (SED) encerrou nesta quarta-feira, 27, a elaboração da Política de Educação Profissional e Tecnológica para o Território Catarinense. A política organizará a oferta de ensino técnico com o objetivo de promover a formação técnica da juventude catarinense alinhada com as demandas do setor produtivo catarinense e desenvolver economicamente todas as regiões do estado.
Neste sentido, a iniciativa articulada com o Plano Estadual de Educação (PEE/SC) e o Programa Catarinense Técnico (CaTec) busca fomentar o ensino técnico, uma das grandes prioridades da atual gestão do Governo do Estado.
“Com o ensino técnico, nossos estudantes saem da escola já com um diploma na mão, uma experiência diferente. É um passo à frente dos outros. Queremos que o ensino técnico torne-se um grande diferencial de Santa Catarina e é para isso que elaboramos essa política robusta. Vamos analisar as características de cada região do estado para estimular o desenvolvimento dos alunos”, ressalta o governador Jorginho Mello.
Para a produção da política, foram realizados seminários presenciais e encontros online com representantes das redes públicas e privadas de ensino profissional, representantes de Fórum, Associações, Federações e Conselhos Regionais de profissões, juntamente com representações das instituições ligadas ao setor produtivo catarinense. A política tem por finalidade estabelecer diretrizes para a oferta do ensino técnico alinhado com as demandas do mundo do trabalho contribuindo com o desenvolvimento social e econômico de Santa Catarina.
“O ensino técnico é modalidade extremamente relevante e, por óbvio, deve ser muito valorizada, como é pelo nosso governador Jorginho Mello. As ricas trocas de experiências entre tanta gente competente desse meio foi fundamental para a elaboração dessa política que vai nortear o aperfeiçoamento do ensino técnico em Santa Catarina. Com isso, nossos estudantes sairão do ensino médio preparados para o mercado de trabalho”, destaca a secretária de Estado da Educação, Luciane Bisognin Ceretta.
Ao longo dos encontros, foram debatidas diversas temáticas da educação profissional e tecnológica e sua relação com o ensino médio, considerando as formas de oferta, as ações pedagógicas e a formação docente para a construção de um documento que norteará as diretrizes da política estadual da Educação Profissional e Tecnológica. Após a devida consulta pública, o documento em formato de minuta do Projeto de Lei instituindo a Política Estadual da Educação Profissional e Tecnológica será encaminhado para a Casa Civil do Governo do Estado para apreciação da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) e aprovação em lei.
Nenhum comentário:
Postar um comentário