quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Consultas odontológicas da Samt estão sendo realizadas desde o dia 27


“A administração da Samt está ótima. São vários serviços para a população e os funcionários estão sendo valorizados e ouvidos.” Ivonete Zanchet da Silva
Restaurações, exodontias, raspagens e profilaxias estão entre os atendimentos (Fotos: Daniele Mendes de Melo)
Restaurações, exodontias, raspagens e profilaxias estão entre os atendimentos (Fotos: Daniele Mendes de Melo)
A Associação de Assistência Social, Trabalho e Cidadania (Samt) já está ofertando, gratuitamente, seus serviços de consultas odontológicas desde o dia 27 deste mês. O público beneficiado são os funcionários dos projetos da Samt (Ciranda, costura industrial, padaria e confeitaria, informática, marcenaria, Inclusão Produtiva, etc.) e da Secretaria de Assistência Social (Cras, Creas, Acolher, três unidades dos abrigos municipais Menino Jesus e outros).
Os atendimentos são realizados diariamente, de segunda à sexta-feira, das 8h às 10h, pela odontopediatra Mônica de Moraes Orsatto, e pela cirurgiã dentista Zilda Ferreira de Macedo, das 14h às 16h. São atendidas todas as faixas etárias, porém, mulheres entre 20 e 50 anos, do Projeto Ciranda, fazem parte do maior fluxo de pacientes. A média é de 50 atendimentos semanais.
Zilda explica que no consultório odontológico, antes instalado na Secretaria de Assistência Social, e atualmente na sede da Samt, na rua Frei Gabriel, 344, no Centro, ao lado da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, são realizados serviços de clínica geral, ou seja, restaurações, exodontia (remoção cirúrgica de um elemento dentário), raspagem e aplainamento corono radicular, profilaxias (processos de limpeza e conservação dos dentes), endodontia, popularmente conhecida como abertura para tratamento de canal (estudo da polpa dentária, de todo o sistema de canais radiculares e dos tecidos periapicais, bem como das doenças que os afligem) e emergências.
O tratamento de canal está indicado em casos de patologias endodônticas, como alterações por cárie, fraturas dentárias, trauma dentáriotrauma ortodônticolesões endoperiodontais e necessidades protéticas, visando a manutenção do dente na cavidade bucal e a saúde dos tecidos periapicais.

Funcionários da padaria são atendidos

Lucas Felipe Oliveira, 20 anos, é embalador de pães na padaria da Samt, no bairro Universitário, desde agosto de 2013, mas trabalha na instituição há três anos. O jovem aproveitou a facilidade de atendimento, o tempo bom desta tarde de quinta-feira (6) e a localização central da Samt para ir à dentista. “Vim só fazer a manutenção mesmo. É importantíssimo cuidar dos dentes, evitar doenças. A Samt está de parabéns”, frisa.
Ivonete Zanchet da Silva, 58 anos, é auxiliar de serviços gerais na padaria da Samt há quase um ano e faz curso profissionalizante na área de alimentos (panificação) na sede da própria padaria. Esta é a terceira vez que ela se dirige ao consultório para atendimento de rotina. “A administração da Samt está ótima. São vários serviços para a população e os funcionários estão sendo valorizados e ouvidos”, declara.
Data: 06/02/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisa do Procon orienta consumidores sobre preços de material escolar em Lages e Prefeitura informa sobre a entrega de 15 mil kits a crianças e estudantes do Sistema Municipal de Educação em 4 de fevereiro

  Pesquisa do Procon orienta consumidores sobre preços de material escolar em Lages e Prefeitura informa sobre a entrega de 15 mil  kits  a ...