segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Ciclistas de 20 municípios visitam Coxilha Rica


“São inúmeras as possibilidades de explorar o turismo naquela região, podendo ser realizadas caminhadas, cavalgadas e o cicloturismo. Vamos trazer pessoas de fora e mostrar nossas belezas naturais.” Flávio Agustini
Cerca de 270 inscritos participaram do evento, percorrendo 70 quilômetros (Fotos: Toninho Vieira)
Cerca de 270 inscritos participaram do evento, percorrendo 70 quilômetros (Fotos: Toninho Vieira)
Praticar uma atividade física que proporcione prazer e ainda integrar-se à natureza, com ar puro e paisagens paradisíacas. Esta é uma das vertentes do cicloturismo que está ganhando cada vez mais adeptos na Serra catarinense. Lages teve a primeira edição do Desafio Bike Serra neste sábado (22) com cerca de 270 inscritos de 20 municípios de várias regiões de Santa Catarina. O evento, promovido pelos jovens Severiano Hugen Júnior e José Marcos Hack Barreto, contou com o apoio da Secretaria de Turismo. Como destino, a Coxilha Rica, conhecida nacionalmente por suas belezas naturais.
Os participantes concentraram-se logo cedo no Jockey Club de Lages e saíram por volta das 8h30min. O percurso contou com 70 quilômetros de pura adrenalina. A chuva, que insistiu em cair nos primeiros trechos do roteiro, tornou a viagem ainda mais emocionante, instigando os participantes a vencerem os obstáculos e seus próprios limites. A maior parte do caminho era estrada de chão, tornando-se uma verdadeira aventura a céu aberto. Como recompensa os belíssimos campos da Coxilha, um atenuante ao barro e à chuva.

Novidades para a próxima edição

O passeio durou cerca de cinco horas, com retorno ao ponto de partida por volta das 13h30min. Em um ponto de repouso foi oferecido água e frutas para recompor as energias dos participantes e na volta, almoço. “O intuito do evento é mostrar nossa região, pois é muito bonita e tem pessoas que moram aqui e não conhecem, além de incentivar a prática do cicloturismo”, comenta Severiano. Ele diz que a segunda edição já está sendo planejada e será em fevereiro do ano que vem. Como novidade, várias categorias em caráter de competição.
Ronaldo Mendes é ciclista amador. É a segunda vez que participa de um passeio como este, mas não escondia a expectativa por conhecer a Coxilha. “Eu participei de um evento assim em Curitibanos, mas ir até a Coxilha Rica, pela primeira vez de bicicleta, que é um esporte que eu adoro, é um privilégio”, comenta.

Turismo será intensificado na região

O secretário de Turismo, Flávio Agustini, diz que em breve será realizado um trabalho de mapeamento da Coxilha Rica com a intenção de promover outros eventos, em vários segmentos. “São inúmeras as possibilidades de explorar o turismo naquela região, podendo ser realizadas caminhadas, cavalgadas e o cicloturismo. Vamos trazer pessoas de fora e mostrar nossas belezas naturais”, explica.
Para um dos promotores do Desafio Bike, José Marcos Hack Barreto, é preciso mostrar o potencial que a Serra dispõe para este tipo de prática esportiva. “O cicloturismo ainda é pouco explorado, mas agora contamos com o apoio do poder público, através da Secretaria de Turismo, e acredito que tem tudo para crescer”, finaliza.
Data: 24/02/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Boqueirão Hotel Fazenda é a segunda parada para gravação do documentário especial sobre os 40 anos do Turismo Rural no Brasil

  ] Boqueirão Hotel Fazenda é a segunda parada para gravação do documentário especial sobre os 40 anos do Turismo Rural no Brasil Lugar idea...