Rogério Morais e Adelma Dias Coelho exemplificam dois casos de prestação de serviço da municipalidade, que vai ao encontro da necessidade de inclusão social
Entre janeiro e fevereiro o Balcão Cidadão realizou 67 atendimentos domiciliares (Foto: Nilton Wolff)
“Para mim, foi uma loteria que tirei”. Foi com essas palavras que Rogério Morais, 70 anos, residente na rua Sebastiana Pereira da Silva, 352, bairro Morro Grande, definiu a ajuda que recebeu do serviço de atendimento domiciliar do Balcão Cidadão. Com uma história de vida complicada, que inclui um filho hiperativo, Rogério, que complementa a renda familiar como catador de material reciclável, constatou, na agência bancária em que recebe o benefício social, que estava com a documentação vencida. Precisava renovar a Carteira de Identidade (RG).
Rogério imediatamente procurou pelo serviço de atendimento do Balcão Cidadão. No entanto, a regularização do documento não foi possível. Nascido no interior de Campo Belo do Sul, Rogério não tinha mais a certidão de nascimento. Tampouco possuía algum outro documento. O impasse somente foi resolvido vários dias depois. Uma pesquisa nos cartórios de Lages, feita pela equipe do Balcão Cidadão, possibilitou encontrar a Certidão de Casamento, que lhe foi entregue em casa pela funcionária Janaina Lins. De posse do documento, Rogério pôde dar entrada no pedido de renovação. A nova Carteira de Identidade deverá ser entregue em, no máximo, 15 dias.
Já Adelma Dias Coelho, 70 anos, que sofre do mal de Parkinson, residente na rua Curitiba, 1.077, no bairro Santa Helena, está com os movimentos físicos comprometidos. A equipe de atendimento domiciliar foi até a sua residência colher as impressões digitais para renovar a sua Carteira de Identidade.
Inclusão social
Esses dois casos exemplificam a importância do atendimento domiciliar, uma das principais atividades desenvolvidas pelo Balcão Cidadão. Segundo Janaina Lins, responsável pelo setor, esse trabalho está diretamente relacionado com a inclusão social. Não se trata de apenas fornecer documentos. “Queremos contribuir para o exercício da cidadania, ajudando aqueles que, por algum motivo, estão impossibilitados de se deslocar até o Balcão Cidadão”, explica. Entre janeiro e fevereiro o Balcão Cidadão realizou 67 atendimentos domiciliares. Quem necessitar desse tipo de serviço deve ligar para 3225-1906 e solicitar o agendamento da visita.
Data: 19/02/2014
Nenhum comentário:
Postar um comentário