Durante uma consulta de rotina, o profissional pode detectar alterações no quadro clínico do paciente e requerer a aplicação do Azul de Toluidina
O representante de cada município apresentará o projeto, podendo implantá-lo em breve (Foto: Nilton Wolff)
A diretoria de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde de Lages apresentou o programa de Detecção Precoce do Câncer Bucal aos profissionais que atuam na rede pública de saúde das 18 cidades que integram a Associação dos Municípios da Região Serrana (Amures), sexta-feira (29). Lages é o primeiro município de Santa Catarina a implantar o programa idealizado no Estado do Paraná. Está em funcionamento desde o mês de outubro em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs). “Queremos expandi-lo à região com base na sua eficácia e baixo custo dos produtos”, afirma o diretor de Saúde Bucal, Afonso Ribeiro.
Durante o encontro, os profissionais tiveram contato direto com o programa e o funcionamento técnico do procedimento foi explicado. “Mostramos como o produto, chamado Azul de Toluidina, funciona na cavidade oral dos pacientes que possam ter alguma lesão bucal”, explica. Cada representante apresentará o projeto em seu município, podendo implantá-lo em breve. “O produto é extremamente barato, sendo viável disponibilizar na rede pública, e o acesso ao diagnóstico precoce orientará o dentista à conduta a ser tomada”, diz Afonso.
Durante uma consulta de rotina, o profissional pode detectar alterações no quadro clínico do paciente e requerer a aplicação do Azul de Toluidina. “Com a aplicação, o dentista já pode avaliar se há algo de diferente na boca do paciente”, declara. Com o procedimento do diagnóstico precoce, o dentista apontará se há necessidade de encaminhamento para biopsia e tratamento. “Quanto menor a lesão, maior a chance de tratamento e cura”, finaliza.
Data: 04/12/2013
Nenhum comentário:
Postar um comentário