“Eu vi na TV e avisei os vizinhos. Minha irmã telefonou ontem (sexta) e já pediu que viessem. Sempre temos coisas para descartar. Tinha de ter mais vezes essa operação. Lages está precisando.” Eunice Carvalho de Oliveira
Um dos grupos da equipe Cacimba esteve em uma chácara, na área urbana, e recolheu materiais guardados por um idoso durante anos (Fotos: Zé Rabelo)
Uma onda de solidariedade invadiu o último sábado de novembro de 2013 em Lages. A aposentada Eunira Padilha de Carvalho mora em uma chácara há aproximadamente 18 anos, na rua Irmão Joaquim, no bairro Tributo, e recebeu uma equipe da prefeitura no início da tarde durante a primeira edição do Dia D.
“Essas coisas estavam no galpão, no quintal de casa, onde meu pai, de 85 anos, guarda utensílios diversos. Ele trabalhou em uma sorveteria, então tinha até motor ali. A limpeza é fundamental e se não fossem tirados os objetos, ia juntar até bichos (ratos e aranhas)”, alerta a filha de Eunira, a atendente Eunice Carvalho de Oliveira (moradora do Jardim Panorâmico). “Eu vi na TV e avisei os vizinhos. Minha irmã telefonou ontem (sexta) e já pediu que viessem buscar os entulhos. Sempre temos coisas para descartar. Tinha de ter mais vezes essa operação. Lages está precisando”, comenta.
No lugar onde estavam os materiais a família pretende criar dois porcos, seguindo hábitos de higiene estabelecidos. Atualmente os animais estão em um sítio, em São José do Cerrito. Entre os materiais estavam carrinho de mão, cadeiras, caixas com parafusos, pregos, peças, armário, caixa de plástico, pedaços de ferro e de cano, e chaves.
Horto Municipal se torna central provisória de recolhimento
Materiais arrecadados na região do bairro Guarujá, da equipe Cacimba, envolvendo 11 bairros, foram descarregados no Horto Municipal do bairro Tributo, para que o tempo fosse otimizado. O motorista da Secretaria de Infraestrutura, Alexandre Luis Rovaris, 51 anos, analisa que nos bairros mais afastados o cuidado com o lixo é pouco, diferentemente da área central. “Tem muito material que a Serrana (empresa responsável pela coleta de lixo em Lages) não tem autorização para recolher; são os resíduos mais pesados. Mas, com atitudes como essa, a realidade vai mudando aos poucos. O primeiro passo foi dado”, detalha.
Segundo o assistente técnico da Secretaria de Segurança e Ordem Pública, Mauro de Souza, o material depositado no Horto deverá ser retirado e encaminhado à Coopercicla a partir de segunda-feira (2), onde serão separados e encaminhados para os órgãos competentes de acordo com a tipificação.
Data: 30/11/2013
Nenhum comentário:
Postar um comentário