segunda-feira, 21 de outubro de 2013

PROJETO CONHECER cap 1

1 PROJETO CONHECER: A EXCELÊNCIA DO SER NA BUSCA DO SABER E
DO FAZER
Considerando o contexto das transformações sociais na
contemporaneidade, em particular na sociedade brasileira, o Município de Lages,
por meio da Secretaria da Educação, prioriza ações que possibilitem melhores
condições de acesso e permanência da criança e do adolescente na escola.
Planeja ações que promovam a construção de uma escola pública
democrática, laica e de qualidade social para todos. Nesse sentido, no que se
refere à gestão educativa do processo que desenvolve, bem como nos avanços a
serem alcançados, em especial destaca-se atenção aos aspectos que orientam
para a integralidade da formação do estudante como cidadão e futuro profissional.
Nesse início de terceiro milênio, a educação representa, para a maioria da
população, novas possibilidades frente aos constantes desafios da
contemporaneidade e suas mudanças societárias que ameaçam e transformam a
experiência humana.
O objetivo precípuo é o de oportunizar um ensino público de qualidade
social, capaz de instrumentalizar os estudantes para o pleno exercício da
cidadania. Compreende-se, assim, que a escola estará de fato cumprindo e
reorientando a sua função social, que deve ampliar o acesso à informação para
transformá-lo em conhecimento de forma crítica e competente.


Nessa perspectiva, a Secretaria de Educação do Município de Lages vem,
nos últimos anos, envidando esforços com vistas à ressignificação e qualificação
da educação oferecida nas Unidades Escolares. A partir dos diagnósticos e dados
estatísticos, faz-se, no contexto educacional, uma leitura crítica que possibilite a
organização de um planejamento estratégico e participativo, na consolidação dos
princípios norteadores de todo o trabalho do Sistema Municipal de Ensino.
As atuais discussões educacionais têm como dimensão e enfoque garantir
o avanço dos processos socioeducacionais, priorizando o acesso ao
conhecimento, sob o princípio de garantir os meios para a aprendizagem efetiva e
significativa dos estudantes.
Nesse sentido, Sacristán (2007, p. 11) entende que a “ educação tem que
ser reinventada sem fantasias futuristas nem olhares saudosistas, impulsionada
com o que sabemos sobre como atingir com qualidade seus objetivos em
experiências pontuais”.
É necessário que a escola seja, em seu conjunto, um espaço favorável à
aprendizagem, e a garantia de que ela se efetive depende, em boa medida, da
atuação de todos os profissionais da educação com apoio das administrações
públicas.
Entende-se que a escola deve ser o espaço por excelência da criação de
um ambiente de efervência em busca do conhecimento, de curiosidade em
relação ao mundo em que estamos inseridos, sendo fundamental a mediação dos
professores nessa busca.
São os educadores que têm o compromisso de apreender o conhecimento
que historicamente circula na sociedade e trazê-lo para dentro da escola,
estabelecendo a intereção com essa mesma sociedade, recuperando o papel
social da escola na formação do ser humano.


Desse modo, permitir ao aluno se tornar um cidadão participativo da
sociedade, uma vez que o conhecimento construído constitui-se em valor
estratégico para o desenvolvimento da sociedade, é condição importante para a
melhoria na qualidade de vida das pessoas.
A região serrana de Santa Catarina caracteriza-se por riquezas naturais
exuberantes. Entretanto, a realidade social apresenta desafios aos governos
municipais no sentido de equacionar o empobrecimento da maioria da população.
Sendo assim, a Secretaria da Educação, por meio dos vários projetos e
programas que desenvolve, busca possibilitar condições, através do processo
educacional, de desenvolvimento e instrumentalização de seus estudantes para
uma vida digna, justa e com equidade social.
Sob essa perspectiva, a educação proporciona elementos para a ruptura
de modelos segregadores das condições de vida plena que são frequentes na
sociedade contemporânea, possibilitando aos estudantes apropriar-se do
conhecimento historicamente acumulado e, portanto, capacitando-os à atender as
exigências e demandas do mundo do trabalho atual.
Diante da necessidade de organizar esta complexa estrutura que é a
educação, o Projeto Político Pedagógico da SEML tem a função de mediar as
diretrizes gerais e legais determinadas pelas políticas educacionais oficiais
brasileiras, tendo em vista as reais condições da escola, considerando o contexto
social, econômico e cultural no qual se realizará.
Sob esta perspectiva, é preciso que todos os profissionais da educação
estejam permanentemente atualizados com a concepção educacional da SEML,
bem como a partir dele identificar, elaborar e oportunizar propostas significativas
nas U.Es., atuando de forma emancipatória e libertadora nos desafios do
cotidiano educacional.

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