IGUALDADE DE TABELA SALARIAL DOS EDUCADORES – Conforme
Lei 125 (Plano de Carreira dos Profissionais da Educação do Município de
Lages),desde janeiro de 2010, todos os professores foram inseridos no
plano de cargos e salários da educação;
INFORMÁTICA PEDAGÓGICA – Foram implantadas 36 salas equipadas
com aproximadamente 18 computadores e impressoras em cada espaço.
Com o objetivo de enriquecer o processo pedagógico, os professores que
atuam no setor de informática estão em processo permanente de
capacitação. É a rotina do uso das novas tecnologias na educação
presente nas ações do professor e do aluno no dia a dia das aulas. A
inclusão digital pedagógica através do Projeto Explorer, em todas as
escolas de Ensino Básico e Centros de Educação Infantil, atende 30 (trinta)
escolas na zona urbana e 06 (seis) escolas na zona rural. Atende também
as turmas de Educação de Jovens e Adultos, 02 (dois) Centros de
Educação Infantil e há 12 (doze) notebooks disponíveis aos alunos da
escola itinerante. A informática pedagógica no Município de Lages atende
a aproximadamente 08 mil alunos diariamente e proporciona o acesso dos
estudantes e professores à informação, buscando transformá-la em
conhecimentos significativos a partir das discussões e reflexões no
contexto escolar.
PROGRAMA NOSSA LÍNGUA DIGITAL – Recentemente, a prefeitura de
Lages assinou convênio com o Instituto Jaborandi para a implantação do
programa “Nossa Língua Digital”, destinado aos estudantes do 9° ano em
quatro escolas municipais, atendendo aproximadamente 100 (cem) alunos
no contraturno das aulas com 4h/a semanalmente, programa esse que
objetiva melhorar os índices de leitura, interpretação e oralidadedos
educandos.
UNIFORME ESCOLAR – Distribuído a todos os alunos da Rede Municipal
de Ensino, oportunizando condições de igualdade de apresentação no
cotidiano escolar.
MATERIAL ESCOLAR – É distribuído a todos os alunos do Sistema
Municipal de Ensino um kit básico de material escolar, bem como há, na
escola, material escolar para uso coletivo.
PROPOSTA CURRICULAR DE ENSINO – A proposta curricular está
embasada na Proposta Curricular de Santa Catarina e Programas do
Ministério da Educação, como o Pró-Letramento, Gestar I e II (Língua
Portuguesa e Matemática), Educação Continuada dos professores e
aperfeiçoamento dos gestores. Fundamenta a ação dos profissionais da
educação no cotidiano do trabalho em todas as áreas do conhecimento.
PSICOSSOCIAL – Apoio Pedagógico - Atende aos estudantes,
continuamente, cada um com permanência de seis meses em média,
quando apresentam necessidades específicas nas áreas de
fonoaudiologia, psicologia, terapia ocupacional, psicopedagogia e
psicomotricidade. Esse apoio é indispensável para o sucesso da
continuidade escolar.
AVALIAÇÃO EXTERNA DA REDE – Em 2001, ocorreu a avaliação externa
do processo educativo do Sistema Municipal de Ensino. A metodologia
aplicada constitui-se na avaliação do rendimento escolar de alunos, cujos
resultados possibilitaram a avaliação do processo de ensino e
aprendizagem. A metodologia aplicada é similar a do SAEB.
EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO – Busca a conscientização da educação
para o trânsito, tendo em vista preservar a vida do transeunte e do
condutor de veículos.
ASSISTÊNCIA PEDAGÓGICA – Destinadas às crianças do ciclo básico
que necessitam de reforço constante no contraturno da escolarização
regular.
PROGRAMA APOIA – Tem a finalidade de acompanhar a vida dos alunos
infrequentes. Após três faltas, o aluno é procurado pela escola para análise
da situação e ajuda com envolvimento da família. O programa conta com a
parceria do Ministério Público e do Conselho Tutelar.
ALIMENTAÇÃO ESCOLAR – Atende a todos os alunos com uma ou mais
refeições/dia, com cardápio variado e balanceado. É controlado pelo
Conselho de Alimentação Escolar.
PETI – O propósito é erradicar o trabalho infantil. Cabe às Secretarias do
Bem-Estar Social e da Educação e Cultura manter o aluno ocupado no
contraturno, em atividades de reforço escolar, de educação artística, de
práticas esportivas e de iniciação profissional. Destina-se às famílias de
baixa renda e foi instituído pelo Governo Federal.
PROJETO VALORES E VIVÊNCIAS – O objetivo maior é o de melhorar a
gestão da Secretaria de Educação e das Escolas Municipais, fortalecendo
as autonomias pedagógicas, administrativas e financeiras, tendo como
resultado a melhor formação do aluno em conhecimentos, valores
comportamentais e preparação para a participação laboral;
MÚSICA, CORAL E DANÇA NAS ESCOLAS – Proporciona à escola e aos
estudantes o acesso à cultura, tornando o aluno cada vez mais
participativo. O programa acontece no contraturno das aulas.
EDUCAÇÃO AMBIENTAL – Tem como objetivo organizar as ações da
Educação Ambiental (conforme Agenda 21) para fundamentar a
consciência ecológica e a qualidade de vida. É responsável também pela
arborização de todas as áreas escolares do município.
NÚMERO DE ALUNOS NAS ESCOLAS MUNICIPAIS
Fonte: Secretaria da Educação de Lages.
NÚMERO DFE - TURMAS DO SISTEMA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
3 PROJETO CONHECER NA EDUCAÇÃO INFANTIL
As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil fornecem
elementos importantes para a revisão da Proposta Pedagógica do Ensino
Fundamental, que incorporará as crianças de seis anos até então pertencentes ao
segmento da Educação Infantil. Entre eles, destacam-se:
o As propostas pedagógicas [...] devem promover em suas práticas de
educação e cuidados a integração entre os aspectos físicos,
emocionais, afetivos, cognitivos, linguísticos e sociais da criança,
entendendo que ela é um ser total, completo e indivisível. Dessa
forma, sentir, brincar, expressar-se, relacionar-se, mover-se,
organizar-se, cuidar-se, agir e responsabilizar-se são partes do todo
de cada indivíduo [...] (INSTITUTO BENJAMIN CONSTANT, 2010).
CNE/CEB. Parecer nº 22/98.
o Ao reconhecer as crianças como seres íntegros que aprendem a ser
e a conviver consigo mesmas, com os demais e com o meio
ambiente de maneira articulada e gradual, as propostas
pedagógicas [...] devem buscar a interação entre as diversas áreas
de conhecimento e aspectos da vida cidadã como conteúdos
básicos para a constituição de conhecimentos e valores. Dessa
maneira, os conhecimentos sobre espaço, tempo, comunicação,
expressão, a natureza e as pessoas devem estar articulados com os
cuidados e a educação para a saúde, a sexualidade, a vida familiar
e social, o meio ambiente, a cultura, as linguagens, o trabalho, o
lazer, a ciência e a tecnologia.
o Tudo isso deve acontecer num contexto em que cuidados e
educação se realizem de modo prazeroso, lúdico. Nesta
perspectiva, as brincadeiras espontâneas, o uso de materiais, os
jogos, as danças e os cantos, as comidas e as roupas, as múltiplas
formas de comunicação, de expressão, de criação e de movimento,
o exercício de tarefas rotineiras do cotidiano e as experiências
dirigidas que exigem que o conhecimento dos limites e alcances das
ações das crianças e dos adultos estejam contemplados.
o [...] as estratégias pedagógicas devem evitar a monotonia, o exagero
de atividades “acadêmicas” ou de disciplinamento estéril.
o As múltiplas formas de diálogo e interação são o eixo de todo o
trabalho Pedagógico, que deve primar pelo envolvimento e pelo
interesse genuíno dos educadores em todas as situações,
provocando, brincando, rindo, apoiando, acolhendo, estabelecendo
limites com energia e sensibilidade, consolando, observando,
estimulando e desafiando a curiosidade e a criatividade por meio de
exercícios de sensibilidade, reconhecendo e alegrando-se com as
conquistas individuais e coletivas das crianças, sobretudo as que
promovam a autonomia, a responsabilidade e a solidariedade.
o A participação dos educadores é mesmo participação e não
condução absoluta de todas as atividades e centralização dessas
26
em sua pessoa. Por isso, desde a organização do espaço, móveis,
acesso a brinquedos e materiais, aos locais como banheiros,
cantinas e pátios, até a divisão do tempo e do calendário anual de
atividades, passando pelas relações e ações conjuntas com as
famílias e os responsáveis, o papel dos educadores é legitimar os
compromissos assumidos por meio das propostas pedagógicas
(BRASIL/MEC, 2010)15.
De acordo com as políticas públicas que visam garantir a qualidade da
Educação Infantil, a SEML vem ultrapassando a concepção de guarda da criança,
estruturando-se em uma proposta pedagógica que envolve as dimensões do
“educar” e do “cuidar”, priorizando o desenvolvimento integral de cada aluno que
frequenta as classes de Educação Infantil.
Estando em conformidade com a lei complementar Municipal nº 107 de 23
de dezembro de 1998, seção I, a Educação Infantil tem em vista o
desenvolvimento integral da criança de até seis anos de idade; em seus aspectos
físico, psicológico, intelectual e social e é oferecida nos Centros de Educação
Infantil: berçário, maternal e pré-escolar.
Nesse sentido, a partir do ano de 2010, optou-se por uma política de formação
de professores na forma de capacitação continuada, processo que busca
contribuir para a melhoria da qualidade dos professores no processo de ensino e
aprendizagem. Para tal, a formação será realizada nos espaços da secretaria da
educação e nos CEIMs16.
15 WWW.portalmec
16 O objetivo da Educação Continuada na SEML é implementar ações que promovam aprendizagem
significativa por meio de uma ação e prática pedagógica que atenda os pressupostos nos quais
pauta-se o projeto da educação. É organizada com vistas a garantir a transposição dos
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