O encontro aconteceu no auditório do Instituto Federal de Santa Catarina (Ifsc) com a presença de Secretários Municipais de Educação e técnicos educacionais de vários municípios que tem unidades do Proinfância em execução. A reunião foi presidida pela secretária de Educação de Lages, Marimilia Coelho, e a presidenta do Conselho Municipal de Educação, Zeni Calbusch Teixeira.
De acordo com Claudia, o objetivo desse trabalho, que foi implantado em junho deste ano, é aproximar o Ministério da Educação dos municípios e discutir as práticas pedagógicas e outras questões da educação infantil e auxiliar nas suas dificuldades. A consultoria está sendo realizada em todas as regiões. Ao todo são 162 municípios de Santa Catarina que participam, divididos em nove cidades polos. Além das reuniões regionais, que serão três até o início do ano que vem, também haverá um encontro estadual, em outubro, em Florianópolis.
Marimilia afirma que entre os maiores desafios de todos os municípios no setor é a obtenção de uma gestão de qualidade, a oferta de vagas e a implantação de novas estruturas e espaços físicos. “Termos essa consultoria em Lages e trazer outros municípios para discutir essas questões é fundamental, pois atender com qualidade é um dos nossos maiores desafios, até pela falta de vagas nas creches. Vamos discutir juntos e descobrir outros caminhos para resolver esses problemas e saber o que pensa o MEC em relação a isso e até mesmo nos apontar soluções”, comenta.
Foto: Toninho Vieira
Nenhum comentário:
Postar um comentário