“(...) O retorno dos coordenadores pedagógicos ao cotidiano de nossas unidades de ensino é fundamental. Estes profissionais serão o elo entre professores, direção, alunos e pais.” - prefeita Carmen Zanotto
A Semana de Formação Continuada e Permanente dos Coordenadores Pedagógicos iniciou na manhã desta terça-feira (22 de abril), pela Secretaria Municipal da Educação. Realizado no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), o evento foi marcado pela posse simbólica dos profissionais coordenadores e contou com a palestra “Coordenação Pedagógica e Ação Escolar: Liderança, compromisso e transformação”, ministrada pela professora Me. Maria Iolanda Demeneck de Figueiredo.
A função de coordenador pedagógico foi criada e regulamentada por intermédio do Projeto de Lei Municipal Complementar (P.L.M.C.) nº: 05/2025 e Projeto de Lei (P.L.) nº: 10/2025, aprovados pela Câmara de Vereadores em Sessão Ordinária realizada no dia 18 de março deste ano. A função é uma reivindicação dos profissionais da educação de Lages que remonta ao ano de 2016, quando o cargo de orientador educacional foi extinto.
O coordenador pedagógico promoverá ações, junto à comunidade escolar, de estímulo ao diálogo e à cooperação, e de aprimoramento do fazer diário docente. Além disto, atuará com a Direção Escolar para incentivar professores, crianças, estudantes e famílias à construção de um processo educacional pleno. O objetivo, conforme o Plano de Governo, será aproximar as famílias do trabalho pedagógico, acompanhar a aprendizagem das crianças e estudantes e contribuir para a melhoria dos índices de aproveitamento escolares, a exemplo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
A prefeita Carmen Zanotto enfatiza a importância da educação à transformação da sociedade e também reafirmou a relevância do trabalho dos coordenadores pedagógicos. “A educação é o caminho, não do futuro, mas do presente. Cada dia é importante para salvar nossas crianças das drogas e da violência. O retorno dos coordenadores pedagógicos ao cotidiano de nossas escolas é fundamental. Estes profissionais serão o elo entre professores, alunos e pais”, defende a prefeita Carmen.
O secretário municipal da Educação, professor Dr. Cristian de Oliveira, realça a qualificação técnica dos coordenadores pedagógicos no desempenho de suas funções nas unidades de ensino. “O coordenador precisa ser uma referência dentro de nossas unidades. No mapeamento realizado, primamos pela escolha de nomes com capacidade técnica, experiência, vivência e formação. Montamos uma equipe com excelentes nomes, altamente qualificada”, recorda.
Para a coordenadora pedagógica e uma das idealizadoras do projeto de criação e regulamentação da função, professora Me. Ana Paula de Bona Sartor, o momento é histórico à educação municipal. “Trabalhamos muito para construir e materializar esta política pública de Estado e não de governo. Queremos que a presença dos coordenadores pedagógicos nas unidades de ensino perdure, seja permanente.”
A Semana de Formação Continuada e Permanente dos Coordenadores Pedagógicos prossegue até sexta-feira (25 de abril), com atividades e dinâmicas para construção de vínculos e identidade dos profissionais junto aos professores do Sistema Municipal de Educação. Os profissionais irão começar as atividades nas unidades de ensino, efetivamente, a partir da próxima segunda-feira (28 de abril).
Texto: Glaucir Borges
Fotos: Toninho Vieira
Nenhum comentário:
Postar um comentário