segunda-feira, 14 de abril de 2025

Professores participam de formação sobre Educação para a Sustentabilidade no Parque Natural Municipal

 

Espaço de preservação ambiental de Lages acolhe a segunda edição da formação continuada com foco no planejamento escolar e uso de material didático sobre a fauna e flora local

O Parque Natural Municipal (Parnamul) sediou, nesta segunda-feira (14 de abril), a segunda edição da formação continuada destinada aos professores do componente curricular de Educação para a Sustentabilidade, da Rede Municipal de Ensino. A atividade é organizada mensalmente pela Secretaria da Educação.

Nesta edição, os estudos foram realizados diretamente no espaço de conservação ambiental, com o objetivo de aproximar os educadores da realidade do Bioma Mata Atlântica, além de proporcionar vivências práticas relacionadas à fauna e à flora do município. O tema central da formação foi o planejamento escolar, com foco nas possibilidades didáticas que o Parque oferece para o ensino da disciplina.

Durante a atividade, os participantes receberam um kit com três cartilhas educativas, elaboradas na segunda etapa do projeto Viva o Parnamul. O material foi produzido por estudantes bolsistas dos projetos de extensão da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), sob supervisão de professores e coordenação conjunta com o Parque Natural. Os conteúdos abordam o bioma, os animais e as plantas nativas da região, e serão utilizados também com os estudantes durante as visitas escolares à unidade de conservação.

Na programação do encontro, os professores conheceram parte da trilha ecológica do Parque e participaram das oficinas aplicadas às turmas escolares que realizam agendamento prévio com a Secretaria da Educação. Desde agosto do ano passado, mais de 400 alunos já foram atendidos por meio do projeto, que combina trilha guiada e oficinas de Educação Ambiental.

A professora do componente de Educação para a Sustentabilidade, Dadryhan Ribeiro, que atua nas Escolas Municipais de Educação Básica São Vicente e Santa Helena, destaca a importância das atividades realizadas no local. “Aulas práticas, quando temos essa oportunidade, fazem toda a diferença. O Parque Natural é uma escola viva. É diferente de um slide, de uma foto. Agrega ainda mais ao que levamos para a sala de aula e juntar teoria e prática é o mais bacana”, avalia.

Texto e Fotos: Allan Borge

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Professor do Sistema Municipal de Educação participará de curso no Centro Europeu de Pesquisas Nucleares

  Professor da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Fausta Rath, Filipe Borges Barbosa foi o único catarinense selecionado para partic...