sexta-feira, 21 de março de 2025

Secretaria Municipal da Educação sedia segunda reunião do Colegiado Regional de Educação da Serra Catarinense

 

Evento realizado no auditório da Secretaria reuniu os secretários de educação que compõem a Associação dos Municípios da Região Serrana (Amures)

Anfitriã da segunda reunião do Colegiado Regional de Educação da Serra Catarinense, a Prefeitura de Lages, por intermédio da Secretaria da Educação, envolveu-se no encontro realizado no auditório da Secretaria na quinta-feira (20 de março), evento de integração entre os secretários de Educação das cidades da região da Associação dos Municípios da Região Serrana (Amures).

Durante sua participação, o secretário da Educação de Lages, professor Dr. Cristian de Oliveira, apresentou os dados do Sistema Municipal de Educação, assim como os projetos, programas, metas e desafios da educação municipal. Os secretários discutiram práticas, projetos e políticas pedagógicas a serem implantadas nos municípios da Serra e socializaram experiências, conquistas, desafios e dificuldades na gestão da educação municipal em 2025.

Por videoconferência, os gestores conheceram mais sobre a proposta virtual de formação gratuita de professores municipais em Realidade Aumentada, ministrada pelo professor Alexandre Marinho, da Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc). Compreenderam, aliás, o funcionamento do trabalho e estrutura da Associação de Pais e Amigos dos Surdos (Apas) de Lages. A diretora da Apas, Adriana Aparecida da Silva, e a coordenadora pedagógica, Rosane Longhi, ministraram a palestra.

A prefeita Carmen Zanotto participou da abertura da reunião e marcou o compromisso de todos os secretários com o futuro das crianças da região. “São vocês, gestores da educação, que possuem a responsabilidade de cuidar do futuro das nossas crianças. Se não cuidarmos da educação hoje, talvez amanhã seja tarde demais”, enfatiza.

Ao defender a alfabetização na idade correta, a prefeita de Lages mencionou o trabalho desenvolvido pelos municípios de São Joaquim, Urubici, Palmeira e Correia Pinto, pois em 2024 conquistaram o Selo Ouro Criança Alfabetizadora, concedido pelo Ministério da Educação (MEC). O Prêmio é entregue a municípios implantadores e implementadores de políticas eficazes para alfabetizar as crianças. “Nós, que somos dos outros 14 municípios da Serra que não possuem o Selo Ouro, temos de absorver e adaptar as boas práticas pedagógicas as nossas realidades. É investindo nas nossas crianças que mudaremos a realidade da Serra Catarinense.”

O secretário municipal da Educação, professor Dr. Cristian de Oliveira, observa a necessidade de união dos municípios para desenvolver a educação na Serra Catarinense de maneira plena. “Na Secretaria Municipal da Educação temos uma prática, orientada pela prefeita Carmen Zanotto. O que se discute e se faz com o coletivo ocorre de maneira mais rápida e sólida. Reuniões como a que realizamos hoje demonstra esta coletividade, não só para promover os indicadores educacionais, mas colocarmos a Serra no lugar que ela merece.”

A próxima reunião presencial do Colegiado Regional de Educação da Serra Catarinense será realizado em Urupema, em 22 de maio.

Texto: Glaucir Borges

Fotos: Iago Matias

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

QUAL CANAL QUE PASSA? CLIQUE AQUI E SAIBA!

RODADA A RODADA TUDO AQUI NO JA Sábado 18:30 São Paulo x Sport Recife  SPORTV, PREMIERE 3 18:30 Cruzeiro x Mirassol  PRIME VÍDEO 18:30 Grêmi...