Evento realizado no auditório da Secretaria reuniu os secretários de educação que compõem a Associação dos Municípios da Região Serrana (Amures)
Anfitriã da segunda reunião do Colegiado Regional de Educação da Serra Catarinense, a Prefeitura de Lages, por intermédio da Secretaria da Educação, envolveu-se no encontro realizado no auditório da Secretaria na quinta-feira (20 de março), evento de integração entre os secretários de Educação das cidades da região da Associação dos Municípios da Região Serrana (Amures).
Durante sua participação, o secretário da Educação de Lages, professor Dr. Cristian de Oliveira, apresentou os dados do Sistema Municipal de Educação, assim como os projetos, programas, metas e desafios da educação municipal. Os secretários discutiram práticas, projetos e políticas pedagógicas a serem implantadas nos municípios da Serra e socializaram experiências, conquistas, desafios e dificuldades na gestão da educação municipal em 2025.
Por videoconferência, os gestores conheceram mais sobre a proposta virtual de formação gratuita de professores municipais em Realidade Aumentada, ministrada pelo professor Alexandre Marinho, da Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc). Compreenderam, aliás, o funcionamento do trabalho e estrutura da Associação de Pais e Amigos dos Surdos (Apas) de Lages. A diretora da Apas, Adriana Aparecida da Silva, e a coordenadora pedagógica, Rosane Longhi, ministraram a palestra.
A prefeita Carmen Zanotto participou da abertura da reunião e marcou o compromisso de todos os secretários com o futuro das crianças da região. “São vocês, gestores da educação, que possuem a responsabilidade de cuidar do futuro das nossas crianças. Se não cuidarmos da educação hoje, talvez amanhã seja tarde demais”, enfatiza.
Ao defender a alfabetização na idade correta, a prefeita de Lages mencionou o trabalho desenvolvido pelos municípios de São Joaquim, Urubici, Palmeira e Correia Pinto, pois em 2024 conquistaram o Selo Ouro Criança Alfabetizadora, concedido pelo Ministério da Educação (MEC). O Prêmio é entregue a municípios implantadores e implementadores de políticas eficazes para alfabetizar as crianças. “Nós, que somos dos outros 14 municípios da Serra que não possuem o Selo Ouro, temos de absorver e adaptar as boas práticas pedagógicas as nossas realidades. É investindo nas nossas crianças que mudaremos a realidade da Serra Catarinense.”
O secretário municipal da Educação, professor Dr. Cristian de Oliveira, observa a necessidade de união dos municípios para desenvolver a educação na Serra Catarinense de maneira plena. “Na Secretaria Municipal da Educação temos uma prática, orientada pela prefeita Carmen Zanotto. O que se discute e se faz com o coletivo ocorre de maneira mais rápida e sólida. Reuniões como a que realizamos hoje demonstra esta coletividade, não só para promover os indicadores educacionais, mas colocarmos a Serra no lugar que ela merece.”
A próxima reunião presencial do Colegiado Regional de Educação da Serra Catarinense será realizado em Urupema, em 22 de maio.
Texto: Glaucir Borges
Fotos: Iago Matias
Nenhum comentário:
Postar um comentário