quinta-feira, 13 de fevereiro de 2025

Evento Dia “M” irá celebrar Dia Internacional da Mulher com realização de Corrida e Caminhada em favor das vitórias e da saúde feminina

 

Gurias, anotem na sua agenda! Vai ter a história da Praça 8 de Março, Economia Solidária e atrativos de cultura e arte e disputas de esporte. E mais: Food-trucks com deliciosas opções gastronômicas

A Prefeitura de Lages, por intermédio da Secretaria de Políticas para a Mulher, convida todas as mulheres do município para a 1ª Corrida e Caminhada do Dia “M”, em celebração ao Dia Internacional da Mulher, evento a ser promovido no dia 8 de março (sábado), mesma data de comemoração mundial de atenção ao público feminino.

O Dia “M” acontecerá na Praça 8 de Março, situada no bairro São Cristóvão, em frente ao Terminal Rodoviário Dom Honorato Piazera, com largada às 8h, e será uma oportunidade de enaltecer as conquistas femininas - de direitos, educacionais, profissionais e na sociedade, refletir sobre a luta por igualdade e disseminar a conscientização de combate e prevenção à violência contra a mulher.

A participação é exclusiva para mulheres. Elas poderão escolher entre duas modalidades: Corrida de cinco quilômetros ou caminhada de três quilômetros. As primeiras 350 inscritas receberão um kit especial, incluindo a camiseta do evento. As vagas são limitadas. As mulheres interessadas podem inscrever-se gratuitamente em Dia "M" - 1ª Corrida e Caminhada Dia Internacional da Mulher.

A prefeita Carmen Zanotto, primeira mulher a ser eleita para o cargo de chefe do Poder Executivo Municipal em 258 anos de história de Lages, estará presente, simbolizando não apenas uma conquista feminina, mas a continuidade da luta pela igualdade de direitos.

A atual administração municipal, pela Secretaria da Mulher, tem se dedicado a fortalecer as mulheres por intermédio de iniciativas voltadas à prevenção, capacitação e geração de oportunidades, com ações que refletem seu compromisso com a busca por autonomia feminina e transformação social.

A Praça 8 de Março consiste em um local emblemático nomeado em 1982 por proposição da então vereadora Terezinha Benvinda Fornari Carneiro, convidada a estar presente no Dia “M’ para contar a história da Praça a partir de exposição em formato de palestra. A Lei Municipal n: 0497 denomina a Praça 8 de Março.

No roteiro, Economia Solidária e atrativos de cultura e arte e disputas de esporte. Durante o evento, food-trucks irão oferecer variadas opções gastronômicas. Empresas e instituições privadas irão contribuir, com apoio financeiro e estrutural para viabilizar as agendas.

A 1ª Corrida/Caminhada do Dia “M” deve ser recordação da história, lutas e vitórias das mulheres de Lages. “Além de reafirmar o compromisso com a igualdade de direitos e a justiça social. Mulheres, não percam a chance de fazer parte deste momento histórico conosco. Vamos aliar os cuidados com a saúde aos assuntos potenciais da nossa sociedade”, orienta a prefeita Carmen Zanotto.

Respeito e empoderamento como tópicos em voga. “Lages é um lugar onde mulheres alcançam autonomia e escrevem suas próprias histórias. E, com esta homenagem simbólica, refletimos a batalha pela transformação dentro do nosso município. O dia a dia de tratativas e sensibilidade pela igualdade e representatividade feminina em todos os setores sociais está latente no trabalho desenvolvido na Secretaria de Políticas para a Mulher”, argumenta a secretária da pasta municipal, Suzana Duarte. 

Embora as inscrições sejam exclusivas para mulheres, o evento é aberto a homens e familiares. Podem acompanhar e apoiar as participantes ao longo do percurso. Informações adicionais podem ser solicitadas diretamente à Secretaria Municipal de Políticas para a Mulher, por seu perfil no Instagram - @secmulherlages; por telefone - (49) 3221-9817, ou por e-mail - politicadamulher@lages.sc.gov.br.

1ª Corrida/Caminhada do Dia “M”

Programação:

8h - Largada da Corrida e Caminhada: Início das atividades com as participantes percorrendo os cinco quilômetros da Corrida ou os três quilômetros da Caminhada

10h - Abertura Oficial do Evento: Momento de boas-vindas com autoridades locais, e ênfase à relevância do Dia Internacional da Mulher e Dia “M”

10h30min Palestra sobre a História da Praça 8 de Março: Terezinha Benvinda Fornari Carneiro compartilhará a história da Praça, lugar que carrega significados de luta e conquista femininas

11h - Explanação sobre Economia Solidária: Debate sobre práticas e oportunidades de economia solidária, com foco em mulheres empreendedoras e na geração de oportunidades

13h30min às 17h30min - Atrações Culturais, Artísticas e Desportivas: Diversas apresentações e atividades de celebração à força, criatividade e talento feminino, com performances culturais, exposições artísticas e competições esportivas.

Você conhece a Praça 8 de Março?

O nome de batismo “Praça 8 de Março” compreende uma ação ousada de Terezinha Benvinda Fornari Carneiro. Indiretamente, ao celebrar o Dia Internacional da Mulher, Terezinha homenageou mulheres que, de diversificadas formas, marcaram a história de Lages, como Wilma Machado Carrilho, a primeira vereadora da cidade, eleita em 1962, representando a faísca de mudança em um cenário predominantemente masculino.

Além disto, Terezinha pensou nas mulheres pioneiras de papel fundamental desempenhado na criação das primeiras creches sociais em Lages. Com determinação e visão, ajudaram a moldar a estrutura de apoio à infância no município. Uma maneira de reconhecer estas mulheres que, a sua maneira, contribuíram para o fortalecimento da comunidade e da transformação social na época.

A Praça suporta, aliás, um peso histórico fundamental, pois nas suas imediações ocorreu um feminicídio trágico, rememorando a violência de gênero ainda persistente nos dias atuais.

Em seus extremos simbólicos, possui uma carga de conquistas, mas também traz à tona a necessidade de debate constante em relação à consciência social, principalmente dos homens diante da pauta de violência contra a mulher. Embora presente nas mesas de discussões, um tema evitado por muitos, mas urgente e necessário.

1975 - O Ano Internacional da Mulher

A Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu em 1975 o Ano Internacional da Mulher e oficializou o Dia Internacional da Mulher - 8 de março. O Ano Internacional da Mulher foi instituído para reconhecer as conquistas sociais e políticas das mulheres.

De 1976 a 1985 - A Década das Mulheres

Declarada pela ONU, a Década das Mulheres, período de 1976 a 1985. Como intuito, a elaboração incisiva de uma agenda voltada à melhora das condições de vida do público feminino.

Texto e arte: Leonardo Machado


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Secretaria da Educação apresenta Programa de Contraturno às direções das Escolas Municipais de Educação Básica

  Programa Educação Municipal com Contraturno - Escola em Movimento (Pemuc) foi apresentado durante a terceira reunião com diretores e diret...