quinta-feira, 13 de fevereiro de 2025

Evento Dia “M” irá celebrar Dia Internacional da Mulher com realização de Corrida e Caminhada em favor das vitórias e da saúde feminina

 

Gurias, anotem na sua agenda! Vai ter a história da Praça 8 de Março, Economia Solidária e atrativos de cultura e arte e disputas de esporte. E mais: Food-trucks com deliciosas opções gastronômicas

A Prefeitura de Lages, por intermédio da Secretaria de Políticas para a Mulher, convida todas as mulheres do município para a 1ª Corrida e Caminhada do Dia “M”, em celebração ao Dia Internacional da Mulher, evento a ser promovido no dia 8 de março (sábado), mesma data de comemoração mundial de atenção ao público feminino.

O Dia “M” acontecerá na Praça 8 de Março, situada no bairro São Cristóvão, em frente ao Terminal Rodoviário Dom Honorato Piazera, com largada às 8h, e será uma oportunidade de enaltecer as conquistas femininas - de direitos, educacionais, profissionais e na sociedade, refletir sobre a luta por igualdade e disseminar a conscientização de combate e prevenção à violência contra a mulher.

A participação é exclusiva para mulheres. Elas poderão escolher entre duas modalidades: Corrida de cinco quilômetros ou caminhada de três quilômetros. As primeiras 350 inscritas receberão um kit especial, incluindo a camiseta do evento. As vagas são limitadas. As mulheres interessadas podem inscrever-se gratuitamente em Dia "M" - 1ª Corrida e Caminhada Dia Internacional da Mulher.

A prefeita Carmen Zanotto, primeira mulher a ser eleita para o cargo de chefe do Poder Executivo Municipal em 258 anos de história de Lages, estará presente, simbolizando não apenas uma conquista feminina, mas a continuidade da luta pela igualdade de direitos.

A atual administração municipal, pela Secretaria da Mulher, tem se dedicado a fortalecer as mulheres por intermédio de iniciativas voltadas à prevenção, capacitação e geração de oportunidades, com ações que refletem seu compromisso com a busca por autonomia feminina e transformação social.

A Praça 8 de Março consiste em um local emblemático nomeado em 1982 por proposição da então vereadora Terezinha Benvinda Fornari Carneiro, convidada a estar presente no Dia “M’ para contar a história da Praça a partir de exposição em formato de palestra. A Lei Municipal n: 0497 denomina a Praça 8 de Março.

No roteiro, Economia Solidária e atrativos de cultura e arte e disputas de esporte. Durante o evento, food-trucks irão oferecer variadas opções gastronômicas. Empresas e instituições privadas irão contribuir, com apoio financeiro e estrutural para viabilizar as agendas.

A 1ª Corrida/Caminhada do Dia “M” deve ser recordação da história, lutas e vitórias das mulheres de Lages. “Além de reafirmar o compromisso com a igualdade de direitos e a justiça social. Mulheres, não percam a chance de fazer parte deste momento histórico conosco. Vamos aliar os cuidados com a saúde aos assuntos potenciais da nossa sociedade”, orienta a prefeita Carmen Zanotto.

Respeito e empoderamento como tópicos em voga. “Lages é um lugar onde mulheres alcançam autonomia e escrevem suas próprias histórias. E, com esta homenagem simbólica, refletimos a batalha pela transformação dentro do nosso município. O dia a dia de tratativas e sensibilidade pela igualdade e representatividade feminina em todos os setores sociais está latente no trabalho desenvolvido na Secretaria de Políticas para a Mulher”, argumenta a secretária da pasta municipal, Suzana Duarte. 

Embora as inscrições sejam exclusivas para mulheres, o evento é aberto a homens e familiares. Podem acompanhar e apoiar as participantes ao longo do percurso. Informações adicionais podem ser solicitadas diretamente à Secretaria Municipal de Políticas para a Mulher, por seu perfil no Instagram - @secmulherlages; por telefone - (49) 3221-9817, ou por e-mail - politicadamulher@lages.sc.gov.br.

1ª Corrida/Caminhada do Dia “M”

Programação:

8h - Largada da Corrida e Caminhada: Início das atividades com as participantes percorrendo os cinco quilômetros da Corrida ou os três quilômetros da Caminhada

10h - Abertura Oficial do Evento: Momento de boas-vindas com autoridades locais, e ênfase à relevância do Dia Internacional da Mulher e Dia “M”

10h30min Palestra sobre a História da Praça 8 de Março: Terezinha Benvinda Fornari Carneiro compartilhará a história da Praça, lugar que carrega significados de luta e conquista femininas

11h - Explanação sobre Economia Solidária: Debate sobre práticas e oportunidades de economia solidária, com foco em mulheres empreendedoras e na geração de oportunidades

13h30min às 17h30min - Atrações Culturais, Artísticas e Desportivas: Diversas apresentações e atividades de celebração à força, criatividade e talento feminino, com performances culturais, exposições artísticas e competições esportivas.

Você conhece a Praça 8 de Março?

O nome de batismo “Praça 8 de Março” compreende uma ação ousada de Terezinha Benvinda Fornari Carneiro. Indiretamente, ao celebrar o Dia Internacional da Mulher, Terezinha homenageou mulheres que, de diversificadas formas, marcaram a história de Lages, como Wilma Machado Carrilho, a primeira vereadora da cidade, eleita em 1962, representando a faísca de mudança em um cenário predominantemente masculino.

Além disto, Terezinha pensou nas mulheres pioneiras de papel fundamental desempenhado na criação das primeiras creches sociais em Lages. Com determinação e visão, ajudaram a moldar a estrutura de apoio à infância no município. Uma maneira de reconhecer estas mulheres que, a sua maneira, contribuíram para o fortalecimento da comunidade e da transformação social na época.

A Praça suporta, aliás, um peso histórico fundamental, pois nas suas imediações ocorreu um feminicídio trágico, rememorando a violência de gênero ainda persistente nos dias atuais.

Em seus extremos simbólicos, possui uma carga de conquistas, mas também traz à tona a necessidade de debate constante em relação à consciência social, principalmente dos homens diante da pauta de violência contra a mulher. Embora presente nas mesas de discussões, um tema evitado por muitos, mas urgente e necessário.

1975 - O Ano Internacional da Mulher

A Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu em 1975 o Ano Internacional da Mulher e oficializou o Dia Internacional da Mulher - 8 de março. O Ano Internacional da Mulher foi instituído para reconhecer as conquistas sociais e políticas das mulheres.

De 1976 a 1985 - A Década das Mulheres

Declarada pela ONU, a Década das Mulheres, período de 1976 a 1985. Como intuito, a elaboração incisiva de uma agenda voltada à melhora das condições de vida do público feminino.

Texto e arte: Leonardo Machado


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Professor do Sistema Municipal de Educação participará de curso no Centro Europeu de Pesquisas Nucleares

  Professor da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Fausta Rath, Filipe Borges Barbosa foi o único catarinense selecionado para partic...