quinta-feira, 27 de fevereiro de 2025

Alvarás de funcionamento e acessibilidade são temas de tratativas em reunião entre Município e entidades representativas de classe e da sociedade de Lages

 





Informações adicionais a respeito deste tópico podem ser acessadas pelo cidadão diretamente no site oficial da prefeitura de Lages - www.lages.sc.gov.br, no banner intitulado “Acessibilidade - Rota Segura e Alvarás de Funcionamento”, logo na home (página inicial). Basta clicar e consultar os sete documentos disponíveis digitalmente para leitura, download (baixar arquivo) e impressão

Concessão de alvarás de funcionamento para empreendimento e a adequação da acessibilidade, na denominada Rota Segura, com obrigatoriedade de regularização, por parte de empresas, da acessibilidade primária, que significa o acesso à edificação e às calçadas, em frente ao estabelecimento, dentro dos padrões estabelecidos em legislação vigente. Estes foram os principais assuntos em pauta, do encontro realizado na manhã desta segunda-feira (24 de fevereiro), no gabinete do Poder Executivo Municipal, envolvendo a prefeitura de Lages - Secretaria do Planejamento e Mobilidade Urbana, com participação dos secretário Malek Ráu Dabbous, e representantes de instituições empresariais, como a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), por seu presidente Célio Bueno, e pelo diretor executivo, Jhonathan Roberto da Silva; presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon), Fabiano Ventura; presidente da Associação de Engenheiros e Arquitetos (AEA), Nícolas Negri; coordenador do Núcleo de Engenharia e Arquitetura (NEA), da Associação Empresarial de Lages (Acil), Marcelo Ricardo Formolo Junior; Vice-presidente de Simplificação e Desenvolvimento de Negócios da Acil, Aldo Esmério, e a representante do Núcleo de Contadores (Nucont) da Acil, Francielle Cassão Cecchin.

Existe um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) entre o Ministério Público (MP) e a prefeitura de Lages, celebrado em 2020, relacionado à adequação da acessibilidade no município. Agora, em 2025, a administração pública municipal/prefeitura, por intermédio da Secretaria do Planejamento e Mobilidade Urbana providenciou a criação, sistematização e validação, junto às entidades competentes afins, o formato para apresentação de laudos, bem como orientações sobre o processo e fiscalizações.

Na ocasião desta segunda-feira (22) houve a apresentação do método elaborado para liberação de alvarás de funcionamento e explanação sobre os trâmites nos departamentos da prefeitura.

Este trabalho de elaboração de um plano apropriado foi realizado em conjunto, entre a Secretaria do Planejamento e Mobilidade Urbana/Gerência de Acessibilidade, Diretoria de Fiscalização Tributária da Prefeitura e Vigilância Sanitária, vinculada à Secretaria da Saúde. “Até chegarmos a este consenso, partindo do acesso a esta demanda, até as discussões e tomadas de decisão, concluímos que a forma concebida deverá facilitar o processo para os contribuintes/profissionais, mas que garanta também que as pessoas/empresas se adéquem a cumprir estas normas e o ajustamento de conduta”, argumenta Malek Ráu Dabbous.

Informações adicionais a respeito deste tópico podem ser acessadas pelo cidadão diretamente no site oficial da prefeitura de Lages - www.lages.sc.gov.br, no banner intitulado “Acessibilidade - Rota Segura e Alvarás de Funcionamento”, logo na home (página inicial). Basta clicar e consultar os sete documentos e formulários disponíveis digitalmente para leitura, download (baixar arquivo) e impressão.

Celeridade e resolutividade de impasses com eficácia. “A gestão municipal, por intermédio da Secretaria do Planejamento e Mobilidade Urbana, tem buscado articular este assunto para que se obtenha o melhor andamento deste trabalho, que é promover a acessibilidade às pessoas, enfim, ao cidadão. Contudo, como trata-se de um tópico com envolvimento das empresas e o Ministério Público, nós estamos procurando, ao adotar o diálogo como mecanismo de bom senso e de alcance da unidade e concordância, a melhor maneira possível de operacionalização, ou seja, estipulando prazos razoáveis para que todos possa ter tempo hábil de se adequar, estreitando os laços de conversa também com as entidades participantes da reunião desta segunda, 22”, realça Malek.

Para finalizar, o secretário Malek Ráu Dabbous complementa: “A reunião foi positiva e os encaminhamentos têm sido bem otimistas neste sentido de encontrarmos um modo conjunto de atender ao TAC do Ministério Público, respeitando a empresa, o cidadão e as autoridades que também fiscalizam este processo.”

Texto: Daniele Mendes de Melo



Leoas, Leoas, Leoas, Leoas da Serra”: Seleção Brasileira de futsal feminino estará em Lages em março

 

O fanático torcedor lageano terá a chance de rever as meninas que fizeram história no futsal feminino do Leoas da Serra. Atualmente, a maioria está em clubes da Itália, Espanha e Portugal­

Lages será o centro das atenções do futsal feminino do Brasil e do mundo em março deste ano. É que a Seleção Brasileira fará uma pré-temporada entre os dias 10 e 20 do próximo mês, no município. Jogadoras como Amandinha, Tampa e Diana, entre outros nomes mundiais, estarão com a Seleção em preparação para a Copa América 2025. Hoje em dia, a maioria das jogadoras chamadas atua em clubes da Itália, Espanha e Portugal­.

O técnico Wilson Sabóia anunciou as 15 atletas que representarão a Seleção Brasileira na Copa América Feminina 2025. A convocação à competição, programada para a partir de 22 de março, em Sorocaba (SP), foi realizada nesta segunda-feira (24 de fevereiro).

Antes de embarcarem para Sorocaba, as jogadoras e a comissão técnica irão passar por um período de preparação em Lages. Será a oportunidade de o torcedor lageano rever nomes famosos e de peso que jogaram no Leoas da Serra, com vários títulos conquistados, entre os quais, Campeonato da Libertadores e o Mundial Interclubes.

A Prefeitura de Lages, por intermédio da Fundação Municipal de Esportes (FME), já está providenciando ajustes para receber o elenco da Seleção. O superintendente da Fundação Municipal de Esportes (FME), Tyrone Machado, comenta a relevância de eventos esportivos desta magnitude na cidade. “Atletas de renome nacional e internacional, como a Amandinha, Diana e Tampa, campeãs pelo time lageano, fazem com que crianças se inspirem nelas para a prática esportiva.”

Convocadas:

Goleiras: Bianca (Stein Cascavel), Jozi (Bitonto-ITA) e Flavi (Taboão)

Fixas: Taty (Pescara-ITA), Camila (FSF Castro-ESP) e Diana (Bitonto-ITA)

Alas: Amandinha (Torreblanca-ESP), Emilly (Burela-ESP), Tampa (Bitonto-ITA), Vanin (CMB Futsal-ITA), Bia (Torreblanca-ESP) e Nati Detoni (Benfica-POR)

Pivôs: Lucileia (Bitonto-ITA), Ana Luiza (Torreblanca-ESP) e Natalinha (Taboão)

Texto e fotos: Nilton Wolff

 


terça-feira, 25 de fevereiro de 2025

Secretaria Municipal da Educação realiza 1º Encontro de Formação Continuada e Permanente com Professores da Assistência Pedagógica

 

Em 2025, o trabalho da Assistência Pedagógica atenderá exclusivamente as turmas em processo de alfabetização, de 2º a 5º anos do Ensino Fundamental – Anos Iniciais

A Secretaria Municipal de Educação de Lages realizou na manhã desta segunda-feira (24 de fevereiro), o 1º Encontro de Formação Continuada e Permanente com os Professores da Assistência Pedagógica que atuam nas Escolas Municipais de Educação Básica (Emebs) no ano letivo de 2025. Ao longo do encontro, realizado no auditório da Secretaria, foram discutidos tópicos sobre o trabalho que será desenvolvido pelos profissionais nas unidades de ensino.

O professor da assistência pedagógica é um profissional da educação que trabalha com o atendimento individualizado de estudantes com algum tipo de dificuldade no processo de aprendizado. Colabora para aprimorar o trabalho pedagógico e proporcionar uma educação de qualidade dos estudantes, colaborando para seu crescimento acadêmico e social.

O Secretário Municipal de Educação, Cristian de Oliveira, deu as boas-vindas e destacou a importância da assistência pedagógica no cotidiano das unidades de ensino. “São profissionais que trabalham com o que existe de mais precioso, o atendimento individualizado aos estudantes. O professor da assistência pedagógica com sua relação mais próxima, consegue estimular a vontade de aprender dos estudantes”, enfatiza o secretário Cristian.

Em 2025, o trabalho da Assistência Pedagógica atenderá exclusivamente as turmas em processo de alfabetização, de 2º a 5º anos do Ensino Fundamental – Anos Iniciais. Essa determinação ocorre devido a necessidade de auxiliar o processo de alfabetização dos estudantes na idade correta, o que servirá de base para os anos finais do Ensino Fundamental. As atividades e atendimentos não ocorrerão em sala de aula e sim no contraturno das aulas regulares.

Os encontros de formação dos componentes curriculares do ensino fundamental e da educação infantil serão realizados de 10 a 27 de março.

 

Texto: Glaucir Borges

Fotos: Toninho Vieira

 


Banco do Emprego atualiza lista de oportunidades com 445 vagas em diversas áreas

 

Os interessados devem comparecer ao Banco do Emprego portando documento oficial com foto, carteira de trabalho física ou digital e comprovante de residência

A Prefeitura de Lages, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, setor Banco do Emprego, atualizou nesta terça-feira (25) a relação das vagas de emprego disponíveis.  Ao todo são 445 vagas, incluindo oportunidades para as pessoas com deficiência (PCD).

Os interessados devem comparecer ao Banco do Emprego portando documento oficial com foto, carteira de trabalho física ou digital e comprovante de residência. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico está localizada na rua Manoel Thiago de Castro, nº 258, Centro, nas proximidades da Igreja Santa Cruz. Informações adicionais podem ser obtidas pelos telefones 3224-0600 e 3224-0700, setor Banco do Emprego.

Confira as principais oportunidades:

Soldador

Assistente de manutenção predial

Vendedor / vendedora

Auxiliar de inventário de patrimônio

Técnico agrícola júnior

Serviços gerais / auxiliar de limpeza

Assistente administrativo

Motorista de entrega

Motorista carreteiro

Gerente de vendas

Analista de logística

Empregada doméstica

Cozinheiro / cozinheira

Auxiliar de cozinha

Servente de obras

Manicure / pedicure

Auxiliar de confeitaria

Coletor de lixo

Camareira

Auxiliar de produção

 

Texto: Aline Tives

Arte: João Francisco Custodio Maciel


sexta-feira, 21 de fevereiro de 2025

Secretaria da Educação apresenta Programa de Contraturno às direções das Escolas Municipais de Educação Básica

 

Programa Educação Municipal com Contraturno - Escola em Movimento (Pemuc) foi apresentado durante a terceira reunião com diretores e diretoras das Escolas Municipais de Educação Básica (Emebs)

A Secretaria Municipal da Educação de Lages (SMEL) realizou, na tarde desta quinta-feira (20 de fevereiro), a terceira reunião do ano letivo com as direções das Escolas Municipais de Educação Básica (Emebs). Ao longo do encontro, realizado no auditório da Secretaria, os profissionais das unidades de ensino conheceram o funcionamento do Programa Educação Municipal com Contraturno - Escola em Movimento (Pemuc). Também foram apresentados projetos a serem implantados no decorrer do ano e premiações para as quais as unidades poderão se inscrever, entre outros tópicos.

A reunião com os diretores e diretoras dos Centros de Educação Infantil Municipais (Ceims) já havia sido realizada na segunda-feira (17 de fevereiro) e teve como ponto principal a fila de espera para ingresso nas unidades. A opção pela divisão do encontro ocorreu por conta das particularidades tratadas com cada etapa da Educação Básica.

O secretário municipal da Educação, Cristian de Oliveira, frisa a busca pela qualificação constante dos ambientes das unidades de ensino e o Pemuc. “Nosso compromisso, delegado pela prefeita Carmen Zanotto, é o de proporcionar o melhor ambiente de aprendizado possível para nossas crianças e estudantes. Isto perpassa um ambiente limpo, organizado e com merenda de qualidade. Incentivar a educação em contraturno é mais um passo que vamos dar no sentido de qualificar cada vez mais o nosso Sistema Municipal de Ensino.” O Sistema Público Municipal de Educação de Lages possui 118 unidades de ensino.

Como funcionará o Programa Educação Municipal com Contraturno - Escola em Movimento (Pemuc)

As oficinas estão previstas para iniciar no dia 17 de março em todas as Emebs do Sistema Municipal de Ensino, à exceção dos núcleos da Escola Itinerante. Cada unidade oferecerá quatro oficinas distintas, desenvolvidas em dois dias da semana, nos períodos matutino e vespertino. Poderão participar de cada atividade grupos de 20 a 25 alunos, no turno contrário de suas aulas regulares, com escolha a partir de critérios, como disciplina e assiduidade.

Oficinas pedagógicas, esporte e cultura

Temática

Oficinas

Esporte

Voleibol, futsal e capoeira

Cultura

Dança (street danceballet e CTG), coral, musicalização, fanfarra, teatro, desenho, pintura e artesanato

Pedagógicas

Língua Inglesa, letramento e oratória, matemática divertida, jogos de lógica e tabuleiro, Clube do Livro e Cinema

Texto: Glaucir Borges

Fotos: Toninho Vieira


quinta-feira, 20 de fevereiro de 2025

Diretran alerta sobre alterações no trânsito em vias de acesso aos desfiles de Carnaval no bairro Universitário

 


Nesta sexta e sábado, das 20h às 3h, as ruas Archilau Batista do Amaral e uma parte da avenida Antônio Ribeiro dos Santos, um trecho curto entre o ginásio Jones Minosso e o Senai, estarão interditadas por conta dos desfiles

A Diretoria de Trânsito de Lages (Diretran), mobiliza-se para organizar o trânsito nas vias de acesso aos desfiles de Carnaval, que envolvem blocos carnavalescos e escolas de samba, que acontecerá nesta sexta-feira (21) e sábado (22), no bairro Universitário. Agentes de trânsito estarão no local para orientar os motoristas sobre as ruas interditadas e rotas alternativas.

Segundo o diretor de engenharia de trânsito e sinalização, Ricardo Nerbass, a maior preocupação é quanto a realização de dois eventos paralelos, muito próximos um do outro. Além dos desfiles das escolas de samba, que serão realizados na rua Archilau Batista do Amaral, no sábado também vai acontecer uma formatura no Centroserra Convention Center, com grande fluxo de veículos transitando pelas vias de acesso.

Nesta sexta e sábado, das 20h às 3h, as ruas Archilau Batista do Amaral e uma parte da avenida Antônio Ribeiro dos Santos, um trecho curto entre o ginásio Jones Minosso e o Senai, estarão interditadas por conta dos desfiles.

Uma rota alternativa para os motoristas que precisam acessar o evento de formatura é pela rua Álvaro Neri dos Santos, no bairro Habitação, entrando na avenida Antônio Ribeiro dos Santos, passando pelo Jockey Clube de Lages.

O retorno deverá ser pelo mesmo caminho, por se tratar de uma avenida maior, que comporta o maior fluxo de veículos. “Um mapa com todas as informações sobre as ruas interditadas e rotas alternativas foi produzido e será entregue à comissão organizadora da formatura, para que os formandos e seus amigos e familiares possam ter tranquilidade na hora de ir para o evento. O maior fluxo de pessoas na avenida será mais tarde, a partir das 22h, no momento em que os formandos estarão indo para o baile no Centro Serra”, explica Nerbass.

Quatro escolas de samba e sete blocos desfilarão nos dois dias

Este ano está marcado pelo retorno dos desfiles carnavalescos, tão aguardados pelos integrantes de escolas de samba e blocos que sempre fizeram a festa do Carnaval acontecer em Lages.

Na sexta-feira será a vez de sete blocos desfilarem, e no sábado quatro escolas de samba estão preparadas para desfilar e evidenciar a cultura brasileira. Os desfiles, nos dois dias, devem iniciar a partir das 21h, com previsão aproximada de término às 2h.

As quatros escolas de samba são Princesa Isabel (bairro Brusque), Protegidos de São Carlos (Habitação), Leões da Serra (Várzea) e Escola de Samba Unidos do Ritmo Castro Alves (Urca) - Centro Cívico Cruz e Souza (Centro). Os sete blocos carnavalescos são Os Grega (bairro Popular), Pé (Brusque), Resenha (Centenário), Manequinha (Popular), Beiçudos (Universitário), Os Lima (Família Lima - Várzea) e Tenda do Batuque (Petrópolis).

Cada um dos sete blocos terá meia hora para seu desfile. Haverá intervalo entre desfiles. O caminhão de show terá de retornar até o começo da pista para que uma nova apresentação de blocos inicie, levando entre 20 e 30 minutos. Quanto às escolas de samba, será uma hora para a apresentação de cada uma, distribuída em 50 minutos adicionados de dez.

 

Texto: Aline Tives

Arte: Divulgação

 


Fevereiro Laranja: mês de conscientização sobre a leucemia, Prefeitura de Lages reforça a importância do diagnóstico e da doação de medula

 

Interessados em doar devem procurar o Hemosc Lages para cadastro e exames prévios

A leucemia é um tipo de câncer que afeta os glóbulos brancos do sangue, prejudicando a defesa do organismo. Os principais sintomas incluem anemia, fadiga, manchas roxas pelo corpo, bem como gânglios linfáticos (pequenas estruturas em formato de feijão que ajudam na defesa do organismo contra algum agente agressor) inchados, perda de peso, febre e dores nas articulações e ossos.

A Prefeitura de Lages, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, convida toda população a se engajar na campanha “Fevereiro Laranja”, para haver maior conhecimento sobre a doença, empatia e apoio aos pacientes e suas famílias. A secretária Susana Zen destaca também a importância da doação de sangue e de medula óssea, fundamentais para muitos pacientes que enfrentam a doença. “Embora a leucemia demande um tratamento especializado, a Prefeitura assegura o cuidado e a prevenção para que a população tenha acesso à orientação e acompanhamento necessário”, explica.

Seja doador de medula óssea, cadastre-se

Os interessados em integrar o cadastro de doador de medula óssea devem procurar o Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc) de Lages e qualquer pessoa com idade entre 18 e 35 anos pode ser um candidato a doador.

Além da questão da idade, ao ser atendido no Hemosc, o candidato deve apresentar bom estado de saúde, não ter doenças que impeçam o cadastro, apresentar um documento de identificação oficial com foto, preencher um formulário com dados pessoais e coletar uma amostra de sangue para o exame de tipagem sanguínea.

É importante que os dados como endereço, telefone e outras informações estejam sempre atualizados para a doação que acontece de duas formas: por punção na bacia, sob anestesia geral e por aférese, com o uso de uma máquina que separa as células-tronco do sangue.

A doença é classificada conforme o tipo de célula afetada e a velocidade de progressão. Deste modo, o tratamento varia de acordo com o subtipo e a condição do paciente. O Hemosc Lages fica na rua Felipe Schmidt, n° 33, no Centro. O telefone para contato é o (49) 3289-7011 e o atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30min e das 13h às 17h30min, e no segundo sábado de cada mês das 08h às 12h.

Texto: Silvana Mateus

Foto: Divulgação


quinta-feira, 13 de fevereiro de 2025

Lages Futsal abre venda de ingressos para o Taça Lages contra Magnus, Blumenau e Correia Pinto

 



A FME é parceira do Lages Futsal, time que representa a cidade em âmbito estadual e, com esse tipo de evento esportivo leva o nome de Lages nacionalmente

O Lages Futsal abriu a venda de ingressos para a 3ª edição da Taça Lages, competição de pré-temporada que envolve gigantes do futsal brasileiro. Desde a última sexta-feira (07), o torcedor pode comprar de forma online os ingressos para ver de perto o Magnus (SP), o Blumenau (SC) o Correia Pinto (SC) e o Lages.

A competição ocorre de 10 a 12 de março, no ginásio de esportes Jones Minosso. O primeiro lote de ingressos é limitado e custa R$30 para os três dias de competição. A venda ficará disponível no site Sympla pelo link 3ª Taça Lages de Futsal até dia 14 de fevereiro. Após esta data o valor será reajustado.

Confira a tabela de jogos:

10/03

19h - Lages x Correia Pinto

20h30 - Magnus x Blumenau

11/03

19h Magnus x Correia Pinto

20h30 Lages x Blumenau

12/03

19h Blumenau x Correia Pinto

20h30 Lages x Magnus

Forma de disputa: as quatro equipes vão estar em um grupo único, dentro da chave jogam todos contra todos e quem somar o maior número de pontos conquista o título.

Conheça as equipes:

Magnus: A equipe tricampeã mundial, tem um currículo invejável no futsal e já venceu todos os títulos possíveis na modalidade. Ao todo, são 20 conquistas em 11 anos de projeto. O Cachorrão é o atual bicampeão da Libertadores, tricampeão da Supercopa e tetracampeão paulista. Além de conquistas das LNF, Taça Brasil, Copa do Brasil, entre outros.

Blumenau: A equipe é uma das principais do estado e disputa a Liga Nacional desde 2018. No elenco, o clube conta com grandes nomes conhecidos em Santa Catarina e nesta temporada contratou o atleta/influenciador, João Tofa.

Correia Pinto: A equipe é a atual campeã da Série Ouro da Liga Catarinense e da Copa SC. No elenco, o clube conta com grandes nomes conhecidos no estado e a cada ano o Correia Pinto vem se destacando no cenário estadual da modalidade.

A Fundação Municipal de Esportes (FME) é parceira do Lages Futsal, time que representa a cidade em âmbito estadual e, com esse tipo de evento esportivo, também leva o nome de Lages nacionalmente. Conforme aponta o superintendente da FME, Tyrone Machado, a força do futsal lageano estará dentro e fora da quadra nesse torneio. “O time do Lages é muito importante para o nosso esporte, pois proporciona várias emoções ao torcedor. Além disso, as crianças se espelham nos atletas da equipe sendo que metade do elenco é formado por jogadores lageanos”, comenta.

Para o presidente do Lages Futsal, Lessandro Machry, a competição é excelente para a visibilidade da cidade e o crescimento do clube na modalidade. “É uma competição de pré-temporada, porém de altíssimo nível. O torcedor vai poder ver de perto atletas campeões da Libertadores, como também da Copa do Mundo com a Seleção Brasileira. É uma ótima opção de programa com a família. Esperamos um bom público no Jones Minosso”, diz.

Texto: Nilton Wolff – com informações de Lúcia Chaves, jornalista do Lages Futsal

Educação: Prefeitura de Lages apresenta projeto do novo Ceim Primeiros Passos à comunidade

O valor estimado da obra é de R$ 5.187.000, provenientes do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Os recursos foram indicados pela prefeita Carmen Zanotto quando estava como Deputada Federal

A Prefeitura de Lages, por meio da Secretaria Municipal da Educação, apresentou, na noite desta quarta-feira (12 de fevereiro), o projeto do novo Centro de Educação Infantil Municipal (Ceim) Primeiros Passos. A explanação ocorreu durante reunião com pais e responsáveis pelas crianças e contou com a presença da prefeita Carmen Zanotto.

O novo Ceim Primeiros Passos será construído na avenida Corina Caon, bairro Ponte Grande. O projeto contempla dez salas de aula, sala multiuso, refeitório, lactário, cozinha, banheiros para Pessoas com Deficiência (PCD), playground e pátio coberto, com uma área total de 1.324,27 metros quadrados.

O valor estimado da obra é de R$ 5.187.000, provenientes do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Os recursos foram indicados pela prefeita Carmen Zanotto quando estava como Deputada Federal, e haverá contrapartida do município.

A prefeita Carmen Zanotto enaltece a necessidade de rapidez na tomada de decisões e a atenção especial que as crianças de até seis anos precisam para a formação completa de sua cognição. “Quanto mais rápido fornecemos informações ao Ministério da Educação, mais rápido é a liberação dos recursos. Os valores estão garantidos e o processo de elaboração da licitação está em andamento. Os resultados do investimento na educação infantil serão refletidos nas séries posteriores”, destaca a prefeita Carmen.

O secretário Municipal da Educação, Cristian de Oliveira, enfatiza a necessidade de entregar respostas as crianças e responsáveis, além de recordar as ações já realizadas pela Prefeitura de Lages. “No dia 26 de dezembro, a prefeita Carmen Zanotto estava em Brasília resolvendo as últimas pendências do Ceim Primeiros Passos e do Ceim Girassol. Conhecemos as necessidades das nossas crianças e alunos. Sabemos que precisamos dar respostas, sobretudo, as nossas crianças. Contratamos 1.040 professores temporários para iniciar a ano letivo com o quadro completo e garantimos uma merenda de qualidade a todas as unidades”, relata.

Josiane Melo, mãe de Isabelle Melo de Liz, lembra a luta dos responsáveis e a alegria de ver o projeto do Ceim Primeiros Passos em execução. “É uma luta, uma batalha que já dura mais de dez anos. Satisfação perceber o progresso e a atenção que a nova gestão está colocando para que a obra saia do papel. Na verdade só temos a agradecer”, sintetiza.

A expectativa de conclusão dos trabalhos é de 18 meses (um ano e meio) a partir da assinatura e entrega da ordem de serviço. O Ceim Primeiros Passos atualmente funciona em uma residência adaptada e está localizado na rua Carlos Gomes, n°: 54, bairro Coral.

Texto: Glaucir Borges


 

Prazo para pedir isenção da inscrição no Enem começou ontem segunda 14

  A isenção da taxa de inscrição deve ser solicitada exclusivamente pela  Página do Participante , com o  login  único do portal de serviços...