sexta-feira, 19 de janeiro de 2024

Secretaria de Saúde monitora casos de doenças diarreicas e alerta para os cuidados necessários para a prevenção

 

No verão, a temperatura mais alta é mais propícia para a proliferação de micro-organismos que podem causar problemas intestinais

As altas temperaturas características do verão, aliadas ao aumento do fluxo de pessoas, têm contribuído para aumento nos casos de Doenças Diarreicas Agudas (DDA) em Lages. A Secretaria de Saúde registrou um aumento de 60% nos casos se comparado ao mesmo período do ano anterior, com 452 casos registrados nos primeiros 18 dias de janeiro de 2024, contra 274 casos em dezembro de 2023.

As DDA são doenças infecciosas gastrointestinais caracterizadas por episódios de diarreia, muitas vezes acompanhados de náusea, vômito, febre e dor abdominal. Os agentes causadores mais comuns incluem vírus como o rotavírus e norovírus, além da bactéria Escherichia coli.

Causas e Prevenção

A Secretaria de Saúde alerta para os comportamentos que podem levar à contaminação, como ingestão de água, gelo ou alimentos contaminados, falta de higiene e contato direto com pessoas doentes. Para prevenir as DDA, é crucial adotar práticas de higiene e cuidados específicos:

  1. Lave as mãos: Utilize água e sabão ou álcool em gel, especialmente antes e depois de utilizar o banheiro, trocar fraldas, manipular e preparar alimentos, amamentar e tocar em animais.

  2. Beber água segura: Consuma água filtrada, tratada ou fervida. Evite o consumo de água de procedência desconhecida.

  3. Atenção à alimentação: Evite alimentos fora do prazo de validade, com aparência duvidosa ou embalagens danificadas. Não consuma alimentos crus, malcozidos ou de procedência desconhecida.

  4. Higienização adequada: Lave e desinfete frutas, legumes e verduras com solução de hipoclorito a 2,5%. Embale corretamente os alimentos antes de armazená-los na geladeira.

  5. Evite o gelo de procedência desconhecida: Tenha cautela ao consumir gelo, verificando sempre a procedência.

  6. Cuidado com alimentos em conserva: Não consuma alimentos enlatados se as embalagens estiverem estufadas ou amassadas.

  7. Limpeza e desinfecção: Higienize superfícies e utensílios usados na preparação de alimentos.

Ao perceber sintomas persistentes, é fundamental buscar atendimento em uma Unidade Básica de Saúde do município ou na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), além do Saúde na Mão Lages, pelo telefone: 0800 444 33

Texto: Thiago Junkes


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Anatel determina novas regras para empresas de telemarketing

  A partir do dia 1º de junho, as empresas de telemarketing terão que seguir novas regras definidas pela Agência Nacional de Telecomunicaçõe...