Público, atenção! O número do plantão funeral social 24 horas do Cemitério Penha para pedido de serviços de caixões e de capelas mortuárias passou por alteração: 99836-1239
O Poder Público aciona seis cidadãos referenciados, apontados como responsáveis por determinadas seis pessoas de sua família, já falecidas e sepultadas há mais de cinco anos em gavetas públicas no Cemitério Nossa Senhora da Penha, chamados pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Meio Ambiente, subdivisão da prefeitura de Lages, para se deslocarem, até meados do mês de dezembro, com data de prazo como 22 de dezembro, ao departamento de Administração deste local por solicitação da Gerência de Cemitérios Municipais, um dos serviços da Secretaria à população de Lages. O chamamento está em acordo com os artigos 160, 161 e 167, parágrafos I e II do Código de Posturas do Município de Lages - Lei nº: 134, de 1963 e consta oficialmente no link https://www.lages.sc.gov.br/editais-e-chamamentos (documento denominado “CHAMADA PÚBLICA - DESOCUPAÇÃO/EXUMAÇÃO DAS GAVETAS PÚBLICAS CEMITÉRIO NOSSA SENHORA DA PENHA”).
Os familiares com nome em tabela não foram encontrados nos endereços e meios/números de contatos mencionados no cadastro, logo, considera-se, pelo Município, estarem em lugar incerto e não sabido. Então devem procurar diretamente o setor administrativo do Cemitério Nossa Senhora da Penha, localizado na avenida Bruno Luersen, nº: 25, bairro São Miguel, até, portanto, o dia 22 de dezembro de 2023, com o propósito de regularização da transferência dos restos mortais dos seus entes queridos falecidos, ou seja, a desocupação das gavetas públicas, com posterior exumação. O ofício de exumação pública é exclusivo do Cemitério Nossa Senhora da Penha. Em paralelo a este tipo de acionamento, a Secretaria de Serviços Públicos também envia carta registrada às famílias para tentar localizá-las.
A divisão administrativa do Cemitério Nossa Senhora da Penha está aberta ao público entre segunda-feira e sexta-feira, das 8h ao meio-dia e das 14h às 18h, porém, aos finais de semana o atendimento (plantão) é estendido para serviços de emergência, como sepultamentos e esclarecimento de dúvidas sobre exumação/publicações, pois há um formulário pronto a ser disponibilizado à população, além de visitações poderem ser feitas das 8h às 18h todos os dias da semana (de segunda-feira a domingo), sem pausas.
De forma adicional, informações podem ser acessadas por telefone - Cemitério Nossa Senhora da Penha: 3019-7463/Penha - plantão funeral social 24 horas, para pedido de serviços de caixões e de capelas mortuárias: 99836-1239.
Em abril deste ano de 2023, a Gerência de Cemitérios Municipais lançou o site do Sistema Municipal de Organização de Cemitérios - https://www.cemiterios.lages.sc.gov.br/, como suporte às famílias na consulta pública de rastreio de localização e dados de sepulcros nos cemitérios municipais Nossa Senhora da Penha, entre os bairros São Miguel e Penha, Cruz das Almas, entre os bairros Triângulo e Santa Rita, e da Paz, no Guarujá. Na caixa de busca, basta digitar o nome completo da pessoa falecida, separado apenas por espaços.
A página inicial (home) direcionará a segunda parte, em que estará nome do cidadão, nome do cemitério, data de nascimento e data de falecimento, com visualização de outras informações, da pessoa e da sepultura - Número de óbito, quadra, fila, lote atual, lote antigo, jazigo, família e contato, área construída (metragem elevada ao quadrado), condições da edificação, dados antigos de endereço fúnebre, concessionário e número de registro. O acesso também é possibilitado pelo site oficial do Município (prefeitura) de Lages, pela Carta de Serviços na home, em www.lages.sc.gov.br.
O link https://www.cemiterios.lages.sc.gov.br/adm-controle/login está restrito a funcionários dos cemitérios municipais, para organizarem seu trabalho. O gerente dos cemitérios municipais é o servidor público, Jefferson Antônio Alves de Souza.
Apoios administrativos e especiais e visitas
No município de Lages, o horário dos cemitérios municipais Nossa Senhora da Penha, entre os bairros São Miguel e Penha, Cruz das Almas, entre os bairros Triângulo e Santa Rita, e da Paz, no Guarujá, para questões administrativas e burocráticas (como cadastros, requerimentos, autorizações, segundas vias de documentos e pleitos de vendas e reformas), está definido das 8h às 12h, retornando às 14h, até as 18h, de segunda a sexta-feira. A visitação a estes espaços acontece de segunda-feira a domingo, das 8h às 18h, sem pausas. Sepultamentos podem ser realizados a qualquer hora do dia, com prévio aviso pelos cidadãos.
Compra e obtenção de terrenos
Simultaneamente ao funcionamento do Poder Municipal em amparo coletivo, para aquisição de um lote, o contribuinte deverá ir até o Cemitério Municipal da Paz, situado na rua Anestor de Liz, nº: 572, bairro Guarujá, aos fundos do Aeroporto Federal Antônio Correia Pinto de Macedo, com o intuito de escolha, na quadra aberta à venda. Seção disponível de segunda a sexta em horário comercial - 8h às 12h e das 14h às 18h.
No ato da compra, devem ser apresentados carteira de identidade, Cadastro de Pessoa Física (CPF) e comprovante de residência. O interessado não pode possuir débitos com o Município (prefeitura). Diretrizes básicas podem ser consultadas ao número 3019-7472 - Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente.
FALECIDO | RESPONSÁVEL |
José Paulo Machado de Souza | Katia Santos dos Santos |
Aline Gabriele Coelho Macedo | Adilio da Silva Macedo |
Reinaldo Ribeiro de Souza | Estela Maris Ramos |
Paulo Cachoeira | Camila Cachoeira |
Aline Geovana Gerber | Deise de Oliveira Gerber |
José Osni Ribeiro | André Macedo de Oliveira |
Texto: Daniele Mendes de Melo
Foto: Nilton Wolff
Nenhum comentário:
Postar um comentário