quinta-feira, 1 de junho de 2023

Lages dá mais um passo e fica cada vez mais próxima da implantação da internet móvel 5G

Com a sanção da Lei 621, o município já tem condições legais para receber a tecnologia

Lages está cada vez mais próxima da implantação da internet móvel 5G no município, a tecnologia que promete revolucionar pela rapidez e eficiência, processando informações de forma muito mais ágil que a convencional, chamada 4G. Nesta quarta-feira (31), o prefeito em exercício, Juliano Polese, sancionou a Lei Complementar 621, que entra em vigor a partir desta data. 

A Lei estabelece normas e procedimentos para a instalação de infraestrutura de suporte às Estações Transmissoras de Radiocomunicação (ETR) no município. O ato foi realizado no Orion Parque Tecnológico, com a presença do vereador autor da Lei, Agnelo Miranda, do diretor executivo do Orion, Claiton Camargo, secretários municipais e convidados especiais, entre eles representantes de empresas e startups vinculadas ao Orion Parque.

A partir de hoje, o município terá condições legais para receber a tecnologia 5G. Na Lei constam todos os regramentos de como poderão ser instaladas as antenas, a utilização do solo e critérios de expansão da rede no município, que devem ser seguidos pelas empresas de tecnologia.

A ideia é incentivar também os outros municípios da Serra Catarinense para que todos tenham condições de receber a internet 5G na região. “Lages sai na frente. Na verdade, há mais de um ano estamos discutindo e trabalhando para que essa tecnologia chegue o mais rápido possível para nós. Inclusive no ano passado sediamos, aqui mesmo no Orion Parque, o III Seminário de Tecnologia e Inovação e, naquela oportunidade, já discutimos as questões legais para que o município esteja apto a receber a 5G. A legislação tem um prazo de até 2027 para cidades do porte de Lages receberem a tecnologia, mas a parte legal estando pronta poderemos antecipar este prazo”, afirma o prefeito Juliano Polese.

Nos próximos dias também será sancionada uma lei de incentivo à inovação em Lages, que já está sendo discutida, com a participação da Câmara de Vereadores. No próximo dia 21 de junho será realizada uma audiência pública, requerida também pelo vereador Agnelo, para que até o final do ano a lei seja sancionada, dando mais um passo ao encontro das necessidades dos empreendedores que querem investir no município. “Lages tem uma visão de desenvolvimento tecnológico e isso com certeza irá atrair mais empresas, trazendo emprego e renda, contribuindo para a expansão e diversificação da economia, além do agronegócio e indústrias agroflorestais”, comenta o vereador.

Tecnologia inovadora

A tecnologia 5G é a quinta geração de internet móvel que chegará ao Brasil com maior alcance e velocidade que promete grande revolução. A nova rede 5G permitirá a interconexão de equipamentos e dispositivos e possibilitando o acesso a produtos inovadores e utilidades domésticas, desenvolvendo a chamada Internet das Coisas (IoT).

Essa tecnologia permitirá a interconexão de diversos outros equipamentos em casa ou no escritório. A nova tecnologia da internet móvel 5G possibilitará o uso em telefones celulares e gadgets que não são conectados à rede wifi ou internet por cabo.

Ter um aparelho com 5G possibilitará um melhor tempo de processamento de downloads e uploads, uma maior velocidade na transferência de dados por segundo e uma economia de até 90% no consumo de energia dos aparelhos. Tudo isso pela rapidez e eficiência da tecnologia que processa as informações de forma muito mais ágil.

 

Texto: Aline Tives

Fotos: Ary Barbosa de Jesus



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Jogos na TV . Deste final de semana

  Sábado 16:00 Premiere 2- Fluminense x Atlético MG 18:30 - Premiere FC - RB Bragantino x Flamengo 21:00 Premiere 4 - Corinthians x Fortalez...