Formação atende às exigências da Lei Federal nº: 13.431, de 4 de abril de 2017, que estabelece o sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente vítima ou testemunha de violência
A Secretaria Municipal da Educação, da Prefeitura de Lages, está promovendo capacitação sobre escuta especializada a respeito da Lei Federal nº: 13.431, de 4 de abril de 2017, que estabelece o sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente vítima ou testemunha de violência. O curso, ministrado pelo psicólogo da Secretaria Municipal da Saúde, Paulo Panatta, e pela representante da Polícia Científica, Fabiane Luciano.
O treinamento começou na quinta-feira (20 de abril) e se estenderá pelos próximos dias, contemplando os professores e as professoras do Sistema Público Municipal de Educação. Neste primeiro instante está em andamento a qualificação das diretoras das unidades de ensino.
O objetivo é preparar os profissionais para lidarem com as crianças e os adolescentes que sofrem com a violência, seja em casa, na comunidade ou na escola. A iniciativa atende às exigências da Lei Federal nº: 13.431.
Na avaliação da diretora de Projetos da Secretaria Municipal da Educação, professora Rita Lang, esse tipo de atividade é muito importante, pois proporciona esclarecimentos e interpretações das legislações referentes à criança e ao adolescente. “Com a capacitação, os profissionais estarão qualificados para dar os encaminhamentos necessários quando se depararem, na escola, com situações de violência envolvendo as crianças e estudantes”, explica. A formação é destinada a todos os profissionais que atuam diretamente com crianças e adolescentes, incluindo servidores das secretarias da Saúde e da Assistência Social, segundo a professora Rita.
Texto e fotos: Adecir Morais
Nenhum comentário:
Postar um comentário