Entre as principais ações está a colocação de portões eletrônicos em todas as unidades de ensino e serviço de vigilância, com rondas realizadas diariamente através da parceria entre a Secretaria Municipal de Segurança Pública e a Polícia Militar
A Prefeitura de Lages, através da Secretaria Municipal da Educação, desenvolve uma série de medidas para garantir a segurança das crianças/estudantes e minimizar os riscos de acidentes e incidentes nos ambientes de todas as 122 unidades de ensino do Sistema Público Municipal de Educação.
Muitas ações já estavam em andamento, outras previstas para serem colocadas em prática. No entanto, diante do caso de violência recente em Blumenau, o prefeito em exercício, Juliano Polese, decidiu dar prioridade máxima às ações, através da Portaria nº 384/2023, assinada no dia 10 de abril de 2023.
Entre as medidas, a Secretaria da Educação deu início à colocação de portões eletrônicos em todos os estabelecimentos de ensino. A previsão é de que todas as 122 unidades de ensino sejam contempladas com equipamentos instalados este ano. Também está sendo feita a manutenção e revisão dos portões que estão em funcionamento.
Além disso, a pasta formalizou processo licitatório em 2022 para compra e implantação de câmeras de segurança em todas as escolas municipais. Até o momento, 54 câmeras já foram instaladas. O controle das câmeras é feito por meio de videomonitoramento, realizado pela Secretaria Municipal de Segurança Pública.
Parceria com a Polícia Militar
A Prefeitura de Lages conta ainda com a parceria do 6º Batalhão de Polícia Militar de Lages, por meio do programa “Rede de Segurança Escolar”. Atualmente, todas as equipes diretivas das 122 unidades possuem contato direto via Whatsapp com os policiais designados para a rede de segurança, podendo acioná-los a qualquer hora em caso de necessidade.
Todas as unidades municipais de ensino contam com o serviço de vigilância dos agentes da Secretaria Municipal de Segurança Pública. As rondas são realizadas diariamente com carros e motos. Vale ressaltar que, a partir da Portaria nº 384/2023, de 10 de abril de 2023, assinada pelo prefeito em exercício Juliano Polese, as rondas nas unidades foram intensificadas.
A Secretaria da Educação também tem o entendimento de que será primordial a implantação de uma comissão a nível municipal, com representantes do município e outros órgãos e autarquias, especialmente as instituições de segurança pública das esferas federais, estaduais e municipais, com o objetivo principal de debater e programar um protocolo de segurança escolar municipal, assim como estabelecer um plano de metas e estratégias de ações preventivas analisando a real necessidade de cada ambiente escolar. Este trabalho será realizado tendo como base os estudos da comunidade escolar, levando em consideração os recursos disponíveis e recursos a serem buscados em outras esferas para a concretização das metas.
Fotos: Toninho Vieira
Nenhum comentário:
Postar um comentário