Na fábrica do Natal Felicidade as equipes estão a todo vapor, pintando, recuperando, reconstruindo e criando novas peças. A decoração que é recolhida tradicionalmente no Dia de Reis, em 6 de janeiro, é armazenada e reaproveitada no próximo ano
Ainda está no início do mês de novembro e a cidade já começa a respirar os ares natalinos. Nas lojas artigos decorativos preenchem as principais gôndolas e as pessoas antecipam suas compras. A Prefeitura de Lages, através da Fundação Cultural de Lages (FCL), intensifica os trabalhos e preparativos para o Natal Felicidade deste ano, que já tem data marcada e acontecerá de 02 a 22 de dezembro.
Uma das épocas mais esperadas do ano, a magia do Natal que encanta lageanos e visitantes, é planejada com antecedência e há alguns meses as equipes da prefeitura já começaram a trabalhar na manutenção e recuperação da decoração que vai enfeitar ruas, praças e o Centro da cidade.
Mas é em novembro que o trabalho acelera para que esteja tudo pronto e impecável aos olhos das crianças, que se encantam com a Casa do Papai Noel, com o trenó e as renas, a iluminação especial que deixa a noite de Lages ainda mais encantadora, e a decoração minimalista, produzidas pelas mãos de artesãs locais, que trabalham na Casa do Artesão, um equipamento da Fundação Cultural.
Na fábrica do Natal Felicidade, localizada no bairro São Cristóvão, as equipes estão a todo vapor, pintando, recuperando, reconstruindo e criando novas peças. A decoração que é recolhida tradicionalmente no Dia de Reis, em 6 de janeiro, é armazenada neste barracão e será reaproveitada no próximo ano. A maioria das peças chega muito danificada e passam por um trabalho de restauração.
A fábrica conta com aproximadamente 300 esferas que serão todas iluminadas e penduradas nos pinheiros e árvores nas praças, 39 estrelas, 16 pinheiros de Natal pequenos, 34 sinos, 44 velas, 38 trombetas, dois pinheiros gigantes, sendo um deles especial para as cartinhas das crianças, e a Casa do Papai Noel, que também é de mão-de-obra própria da prefeitura.
Já foi iniciado o processo licitatório para a contratação de empresa especializada em serviços de locação de brinquedos natalinos e estruturas temporárias, como ocarrossel de renas com árvore de LED e um painel luminoso durante e realização do Natal Felicidade. Haverá uma licitação à parte para a parte de palco, como iluminação e sonorização.
Segundo o superintendente da Fundação Cultural, Giba Ronconi, a ideia é a cada ano ampliar os artigos de decoração própria, até que se chegue a um ponto que não precise mais alugar. “Além do Centro, decoramos outros pontos da cidade, como a avenida Camões, do Coral, a o parque Jonas Ramos, o Tanque e praças de bairros maiores, como o Guarujá”, cita o superintendente.
Na Casa do Artesão são produzidas peças mais delicadas, de confecção manual, como guirlandas e enfeites diversos. No local trabalham duas artesãs que também ministram cursos de artesanato. Elas contam com auxiliares e pessoas da comunidade que se voluntariam para ajudar nesta época. O trabalho focado no Natal Felicidade já iniciou em agosto. A maioria do material utilizado é de reaproveitamento e doações.
Programação será divulgada em breve
Um dos pontos altos do Natal Felicidade, além da decoração das ruas e praças, são as apresentações culturais. A Prefeitura de Lages abre espaço aos artistas locais, que se preparam durante o ano todo para este momento especial.
No palco do calçadão da praça João Costa, totalmente revitalizado e pensado para eventos especiais ao longo do ano, se apresentam corais, grupos de dança, encenações teatrais, grupos musicais regionais e muitas outras atrações que prometem agradar a todos os gostos, sempre lembrando o simbolismo do Natal.
A programação ainda está sendo elaborada e será divulgada em breve pela Fundação Cultural, que está analisando algumas propostas de shows. O que se tem adiantado é a apresentação “Uma noite de Natal”, produção local que fará parte da noite de abertura, no dia 02 de dezembro. “Pela primeira vez teremos um espetáculo de Lages na abertura do Natal Felicidade, enaltecendo os talentos locais e dando oportunidade a eles de mostrarem o trabalho”, diz Giba.
Texto: Aline Tives
Fotos: Ary Barbosa de Jesus
Nenhum comentário:
Postar um comentário