sexta-feira, 14 de outubro de 2022

Expolages movimenta o agronegócio no sul do país

 


Perto de 1,2 mil animais entre bovinos, equinos e ovinos estão nos galpões do Parque Conta Dinheiro

O prefeito Antonio Ceron, o vice Juliano Polese, o secretário de Agricultura e Pesca Thiago Cordeiro, e demais autoridades estaduais e municipais participaram do ato de abertura da Expolages 2022, na noite desta quinta-feira (13), no Parque de Exposições Conta Dinheiro. O evento que neste ano retorna com a presença do público em geral e de expositores movimenta a economia de Lages nas atividades da pecuária, agricultura, indústria, comércio, serviços e agroflorestal.

“A Expolages mostra a força da nossa agricultura e do agro lageano. Evidenciamos nossa indústria e movimentamos o comércio com uma economia fortalecida na realização deste tipo de evento. Não esquecemos também do turismo da cidade que se beneficia com a realização da Expolages”, comentou o prefeito Ceron.

O presidente da Associação Rural de Lages, Márcio Pamplona, lembrou um pouco da história e evolução da Expolages. “A primeira exposição ocorreu em 1920, no antigo Posto Zootecnológico, onde hoje está localizado o Ginásio Jones Minosso. Na ocasião, o foco da exposição era mostrar a qualidade dos animais de Raças Europeias, seja do continente ou da Grã-Bretanha. Em 1939 foi fundada a Associação Rural de Lages, que passou a organizar as exposições. Os eventos migraram para o Posto Zootécnico do Ministério da Agricultura, no bairro Morro do Posto, e desde 1950 ocorrem no Parque de Exposições Conta Dinheiro. Devido a seu grande sucesso na década de 70, evoluiu para Feira Multissetorial, reunindo assim os diversos setores e múltiplas oportunidades de negócios. Hoje, a Expolages é uma referência não só para Santa Catarina, mas para o país”, explica.

Programação vai até segunda (17)

Na noite desta quinta-feira (13) acontece o primeiro grande leilão, de reprodutores das raças Braford, Bravon, Charolês, Devon, Hereford, Senepol e Tabapuã. Em paralelo acontece a abertura do pavilhão multissetorial.

A movimentação dos animais se dará ainda com os julgamentos de ovinos, bovinos e equinos. Quanto aos leilões, serão cinco ao todo. Quinta, 13, de reprodutores; sexta (14), reprodutores e cavalos Quarto de Milha. No sábado (15), à tarde, é a vez da Feira de Novilhas, e à noite, de cavalos Crioulos. Já na segunda-feira (17), às 18 horas, o último leilão, de Gado Geral.

 

Informações: Assessoria de Imprensa Expolages

Texto: Ari Junior

Fotos: Toninho Vieira


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Professor do Sistema Municipal de Educação participará de curso no Centro Europeu de Pesquisas Nucleares

  Professor da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Fausta Rath, Filipe Borges Barbosa foi o único catarinense selecionado para partic...