A EMEB Professor Antonio Joaquim Henriques, localizada no bairro Centenário, iniciou oficialmente na manhã desta quarta-feira (29 de junho), as atividades do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (PECIM)
A Escola Municipal de Educação Básica Professor Antonio Joaquim Henriques iniciou oficialmente as atividades relacionadas ao Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (PECIM) com a solenidade realizada nesta quarta-feira (29). O evento contou com a presença do prefeito, Antonio Ceron, da secretária da Educação, professora Ivana Michaltchuk, demais membros do colegiado municipal, vereadores, representantes do bairro e comunidade escolar.
O ato também apresentou os militares designados para atuação direta nas atividades na unidade de ensino e que tem o compromisso de apoiar a organização da rotina escolar, no desenvolvimento de atividades cívicas, na redução do abandono e evasão, bem como na diminuição da violência escolar. Sendo os seguintes militares: Tenente Coronel Tostenes Costa Lobo; Capitão Paulo Deon Coelho; Segundo Sargento Antonio Claudio Ribeiro e Segundo Sargento Paulo César Ribeiro de Souza.
Os militares designados serão apoio no acolhimento e organização dos estudantes nas entradas e saídas dos turnos, nos intervalos das atividades, além disso, colaborarão em projetos educativos extraclasses e na busca ativa dos estudantes. “As ações deste programa ajudarão a criar um senso de cidadania aos estudantes e isso contribuirá significativamente para termos futuros cidadãos de bem e que podem fazer mais pela sua comunidade”, comenta o prefeito Antonio Ceron.
As ações do PECIM visam implementar um conceito de gestão nas áreas: educacional, didático-pedagógica e administrativa, com a efetiva e ativa participação do corpo docente e dos estudantes. Desse modo, a unidade de ensino permanece sendo administrada pela equipe diretiva escolhida pela administração municipal e seguindo os encaminhamentos didático-pedagógicos do Sistema Municipal de Educação de Lages, passando a contar com a assessoria dos militares designados.
“O trabalho coletivo que será desenvolvido pelos militares e equipe diretiva visa principalmente a qualidade do processo de ensino e aprendizagem dos nossos estudantes. A EMEB Professor Antonio Joaquim Henriques possui atualmente 420 estudantes e serão parte do PECIM os jovens matriculados nas turmas dos anos finais do Ensino Fundamental”, explica a secretária da Educação, professora Ivana Michaltchuk.
Texto: Gustavo Cezar Waltrick
Nenhum comentário:
Postar um comentário