terça-feira, 24 de maio de 2022

SED LANÇA PROJETO QUE PROMOVE AÇÕES PEDAGÓGICAS SOBRE DIGNIDADE E POBREZA MENSTRUAL

 









A Secretaria de Estado da Educação (SED) realizou uma live de lançamento para o projeto “Segue o fluxo! Absorva essa ideia”, que busca promover ações pedagógicas sobre o ciclo menstrual, dignidade e a pobreza menstrual. A proposta é trabalhar com a comunidade escolar o entendimento da menstruação como um processo natural do corpo, para desmistificar tabus socialmente construídos em torno do tema. O projeto faz parte do programa de distribuição de absorventes a estudantes da rede estadual, aprovado em lei estadual no fim de 2021.

O evento contou com palestra da assistente social e educadora menstrual Samantha Roloff, de Xanxerê. O vídeo foi transmitido ao vivo pelo canal do Youtube da SED e pode ser acessado aqui.

Samantha é especialista em saúde coletiva e abordou em sua fala diversos aspectos do estigma da menstruação, envolvendo tabus negativos que condicionam a sociedade a entender a função menstrual como algo vergonhoso, ou que deve ser escondido: “Muitas adolescentes sentem-se envergonhadas a falar sobre o assunto e a desinformação faz com que tenham pouca autonomia sobre escolhas e gestão da sua saúde menstrual. Como consequências, temos o sofrimento emocional, a evasão escolar e riscos à saúde”, pontuou.

live Segue o fluxo 1Na visão da diretora de ensino da SED, Letícia Vieira, o projeto destaca-se pela diversidade de abordagem pedagógica no espaço da escola: “Não podemos permitir que a falta de acesso à informação ou à falta de itens de higiene sejam motivos para a infrequência e a evasão escolar”.

Para a gerente de Modalidades e Diversidades Curriculares da SED, Beatris Clair Andrade, o projeto amplia a compreensão da menstruação para além do seu aspecto biológico: “Trata-se de mais um campo de atuação da escola, na questão social, uma ação efetiva para criar novas oportunidades de aprendizagem para os estudantes da rede”.

Profissionais destacam iniciativa

A professora Elly Carolina Bergamo, da EEB Mater Dolorum, de Capinzal, em comentário no chat da live, agradeceu a oportunidade de participar e adquirir tanto conhecimento com a palestra: “Parabenizo a organização do programa, a todos que fazem parte da elaboração, realmente é um assunto que precisa ser pensado e orientado”.

A professora Lizandra Rafaela da Silva, da EEB Cecilia Ax, de Presidente Getúlio, afirmou que a conversa foi muito produtiva: “É maravilhoso termos essa compreensão na escola. Encontro muito produtivo! Amei!”.
A professora Patrícia Fernanda Morés Pastre, da EEB Elidia Maria Biezus, de Concórdia agradeceu pelo evento: “Muito obrigada! Foram aprendizados importantes para realizar um trabalho significativo na escola”.

Saiba mais
De acordo com a Lei Estadual nº 18.308, de dezembro de 2021, que institui o programa de distribuição de absorventes a estudantes da rede estadual, a SED também é responsável por desenvolver ações pedagógicas nas escolas que envolvam os temas do ciclo menstrual, dignidade e pobreza menstrual. Para isso, o Núcleo de Prevenção às Violências na Escola (NEPRE) da secretaria desenvolveu o projeto “Segue o Fluxo! Absorva essa ideia”, que envolve ainda a construção de um material orientativo e um calendário de ações que facilitam a compreensão da menstruação como um processo humano e natural. A cartilha está em processo de elaboração e deve ser disponibilizada em breve.

O projeto foi construído pela equipe da Coordenação de Educação em Direitos Humanos e Diversidade (COED), inserida na Gerência de Modalidades e Diversidades Curriculares (GEMDI), vinculada à Diretoria de Ensino (DIEN) da Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina (SED).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Secretaria de Saúde de Lages e Associação Doce Vida irão realizar Ação de Conscientização no Dia Mundial do Diabetes

  Evento no Calçadão de Lages oferecerá exames, orientações sobre diabetes e bem-estar  No próximo dia 14 de novembro, em comemoração ao Dia...