Desafios inéditos sobrepostos aos velhos conhecidos da área educacional, esse é o complicado quadro da Educação Básica que aguarda os gestores públicos que venceram o pleito das eleições 2020. Cenário que exige planejamento desde já, se quisermos impedir retrocessos e garantir o avanço da Educação e, consequentemente, a retomada de desenvolvimento do Brasil.
Para apoiar no processo de diagnóstico e planejamento, o Todos Pela Educação lançou a iniciativa Educação Já Municípios, que tem como base o documento de mesmo nome. Conheça abaixo, os principais pontos do material e, a seguir, o documento na íntegra, que é um aprofundamento da agenda Educação Já*, lançada em 2018. Divulgue e qualifique o debate eleitoral em sua cidade!
Recomendações para curto e médio prazo
A suspensão prolongada das aulas somada ao efeito limitado de ensino remoto trará consequências negativas amplas e duradouras para a Educação Básica que exigirão, ainda na transição e primeiros meses de mandato 2021-2024, medidas imediatas focadas na retomada das atividades presenciais e redução dos impactos da pandemia na comunidade escolar. Por outro lado, o plano de governo dos gestores deve também contemplar, a partir da retomada adequada ao contexto da Covid-19, ações estruturantes de médio prazo, capazes de fazer a Educação municipal avançar de maneira sustentável. Tudo isso em no curto período de transição e em meio à escassez de recursos.
Para apoiar as novas gestões nesse planejamento desafiador, o Educação Já nos Municípios apresenta recomendações de políticas públicas separados em duas frentes: o enfrentamento dos efeitos imediatos trazidos pela pandemia e o fortalecimento de um sistema educacional de alta qualidade para todas as crianças. Informado nos mais recentes dados e evidências da literatura, o documento traz subsídios para a elaboração das agendas educacionais, mas que devem, sobretudo, ser adaptadas conforme a realidade local, com base em minuciosos diagnósticos.
Princípios de uma gestão municipal comprometida com a Educação
Além das recomendações de políticas, o documento traz outros importantes materiais para ancorar o processo de formação de agendas no pleito de 2020: atribuições e responsabilidades dos municípios na Educação e suas fontes de financiamento, objetivos prioritários da gestão municipal no Ensino Básico, premissas que devem orientar gestores comprometidos com a qualidade educacional e, por fim, os principais características desejáveis a uma liderança política municipal comprometida com o avanço da Educação.
Entenda a iniciativa nos Municípios
Além do documento elaborado com a contribuição de 14 especialistas da área educacional, o Educação Já Municípios engloba outras ações a fim de colocar a Educação Básica na pauta do debate eleitoral 2020 e dar apoio às localidades no avanço sustentável da qualidade no Ensino Básico Público. Entres as principais ações estão: o Painel, que organiza dados educacionais dos municípios brasileiros para gerar relatórios customizados; e uma agenda de sabatinas online entre outubro e novembro com candidatos e candidatas às prefeituras de algumas das maiores capitais de diferentes regiões do País.
Clique aqui e baixe o documento completo
MEC
Nenhum comentário:
Postar um comentário